Projeto de estudantes de Ilhéus para produção de etanol é premiado em Mostra Internacional


ceep-amev-mostratecUm projeto do Centro de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro de Melo Vieira (CEPP Amev Ilhéus), foi destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia-Mostratec, realizada em Novo Hamburgo (RS). O trabalho sobre produção de etanol de 2ª. geração a partir de resíduos de frutas, desenvolvido pelos alunos Cássio Lima dos Santos; Antônio Santos de Andrade e Jonatas Rodrigues Santos, com orientação dos professores Margarete Correia de Araújo e Adriano Pelusio Melgaço ficou em 4º lugar na área de Bioquímica e Química.

O CEEP AMEV foi representado na Mostratec 2016 pelo aluno Antônio Santos de Andrade. O projeto, que já foi premiado na Feicitecs 2015, Feciba 2015 e Expomilset 2016, tem como objetivo produzir álcool a partir de resíduos de frutas que não servem para o consumo. Na produção do etanol utilizou-se o método trituração para extrair o suco das frutas, acrescentando também as cascas. A partir do melaço e inicia-se o processo de fermentação e com o mosto pronto, dá-se a fase da destilação, gerando o etanol 2ª. geração.

Realizada há 31 anos pela Fundação Liberato, a Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia que apresenta projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de todo o mundo.

Na edição de 2016, a Mostratec contou com a participação de 640 projetos de pesquisa (420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior).