Abastecimento de água é interrompido em 25 bairros de Ilhéus nesta segunda-feira (24)


sem agua

Com o objetivo de corrigir aspectos físico-químicos da água alterados pelas chuvas deste final de semana, a Embasa interrompeu temporariamente, nesta segunda-feira (24), o abastecimento nos seguintes bairros de Ilhéus: Alto Carvalho, Alto da Esperança, Alto do Amparo, Ato do Aureliano, Alto do Cacau, Alto do Coqueiro, Alto Legião, Alto São Francisco, Avenida Itabuna, Banco da Vitória, Basílio, Conquista, Esperança, Frei Vantuy, Malhado, Morada do Bosque, Morada do Porto, Pacheco, Princesa Isabel, Salobrinho, Tapera, Teresópolis, Vila Cachoeira, Vila Nazaré e Teotônio Vilela.

A previsão é de que o fornecimento seja regularizado, de forma gradativa, nas próximas 48 horas para essas localidades.  A empresa informa que haverá compensação do fornecimento de água pelo mesmo período em que a distribuição da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro permanecer interrompida.

Com relação a ETA do Pontal,  que abastece todos os bairros da zona sul de Ilhéus, sua capacidade de produção foi reduzida por conta das alterações na qualidade da água provocadas pelas chuvas, já que os equipamentos de filtragem precisam ser desligados para limpeza a cada duas horas. Usuários que dispõem de reservação adequada para suas necessidades não sentirão a redução do volume distribuído.

Com as chuvas recentes, os mananciais para abastecimento de Ilhéus receberam sedimentos e matéria orgânica em quantidade elevada, que são captados pelas bombas para as estações de tratamento e demandam medidas corretivas, em especial por conta das alterações de cor e de cheiro da água.

*Matéria da Assessoria de Comunicação da Embasa.