Embasa culpa chuvas por água “amarelada” em Ilhéus


Imagem enviada por morador de Ilhéus.
Imagem enviada por morador de Ilhéus.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento- Embasa respondeu aos questionamentos de leitores do Blog Agravo, sobre a qualidade da água que, vem chegando às torneiras dos ilheenses.

Segundo a empresa, as chuvas recentes provocaram mudanças na qualidade da água bruta, o que motivou a suspensão preventiva no último dia 13 de outubro, o fornecimento de água em todos os bairros atendidos, pela Estação de Tratamento do Distrito Industrial (Represa do Iguape).

Confira na íntegra a explicação da EMBASA:

Em atenção às menções sobre o aspecto da água distribuída em Ilhéus, veiculadas pelo Blog Agravo nesta quinta-feira (20), a Embasa informa que as chuvas recentes provocaram mudanças na qualidade da água bruta, o que motivou a empresa a interromper preventivamente, no último dia 13 de outubro, o fornecimento de água em todos os bairros atendidos pela Estação de Tratamento do Distrito Industrial (Alto da Barra/ CSU, Alto Nerival, Alto Soledade, Aritaguá, Barra, Centro Industrial, Iguape, Jardim Savóia, Novo Ilhéus, São Domingos, São José, São Miguel e Sambaituba). Entre as medidas operacionais adotadas estão a lavagem de filtros e de outros equipamentos responsáveis pelo tratamento da água e correções com produtos químicos. Para a realização dessas intervenções, é necessário desligar os equipamentos, o que acarreta, consequentemente, na diminuição do volume distribuído.

Embora tenham sido feitas descargas de rede, quando se eliminam resíduos da rede distribuidora, é possível que alguns imóveis tenham recebido água de aspecto incompatível com a distribuída normalmente pela Embasa, que atende rigorosamente aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. As estações de tratamento do Pontal e do Centro foram afetadas em menor intensidade, mas os técnicos estão monitorando a qualidade da água e realizarão novas interrupções no fornecimento, caso necessário, até que o problema seja definitivamente resolvido.