AO PROFESSOR


Prof. Reinaldo Soares

Se a Educação é o caminho para um futuro melhor, o Professor é o Farol que ilumina esse caminho. Manter aceso  o  Farol, é garantir esse futuro!

a72q7441Nem sequer pise na sombra de um professor é um provérbio sul-coreano que expressa a importância e o valor dado ao Professor na Coréia do Sul. País asiático que até a década de 60 apresentava os piores índices sociais e econômicos do continente, a Coréia do Sul sofreu com a morte de 138 mil sul-coreanos e tinha o PIB per capta menor do que países africanos como Senegal e Moçambique.

Passados cinco décadas, a Coréia do Sul é a 15º economia mundial e uma das lideranças em tecnologia de ponta. Só como exemplo, uma de suas empresas, a SAMSUNG, possui mais patente registrada do que dezenas de grandes empresas brasileiras.

Esse salto de desenvolvimento sul-coreano foi atingido graças a uma educação de qualidade com um maciço investimento centrado na formação e valorização dos professores, no investimento em material de apoio e na melhoria da estrutura e funcionamento das escolas.

Além de um plano de carreira consolidado, os professores sul-coreanos recebem altos salários e há investimentos e valorização de seus meios de trabalhos. Ser professor na Coréia do Sul é ter uma carreira de prestígio. Eles são vistos pelas autoridades como cruciais para o projeto nacional, sendo respeitados e valorizados por todos. Os professores são extremamente capacitados mesmo antes de começar a ensinar.

 Pela sua importância no projeto de desenvolvimento nacional, 100% dos professores são recrutados entre os melhores alunos do ensino médio. Os Professores iniciantes recebem cercam de R$ 150 mil a R$ 450 mil anuais.

O exemplo da Coréia do Sul nos faz acreditar que sim é possível mudar a visão e o tratamento que temos no Brasil, onde somos vistos como apenas repetidores de conhecimento e não como transformadores de indivíduos em sujeitos, mesmo porque, se o Engenheiro edifica prédios, o Professor constrói pessoas. Se o Arquiteto projeta espaços, o Professor projeta sujeitos.

Enquanto o Advogado defende o réu, o Professor atua para que não haja o réu. Se o Médico recupera a saúde, o Professor forma o médico. Não há profissionais sem o Professor.

Não se constrói o futuro de uma cidade e de seu povo, se não valorizar e reconhecer aquele que é responsável pela base: o Professor.

Parabéns a todos nós Professores e Professoras que no dia a dia transpõe seu saber além da sala de aula, e mesmo com tantas mazelas se empolga ao presenciar uma turma atenta a escutar e dialogar conhecimentos.

Por tudo isso e muito mais, sou professor com muito orgulho e gosto de ser chamado Professor Reinaldo. Precisamos celebrar o nosso dia e assumir permanentemente o poder que temos de transformadores da realidade.

*Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA. Diretor do IBEC, Professor do Ensino Fundamental e Pós-Graduação. Ex Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus.E-mail: [email protected]