Novo Fórum do Trabalho de Ilhéus é entregue à população


img_2016-10-10_18-17-55-640x640

Conhecida mundialmente como a ”Terra de Gabriela”, por causa da famosa obra de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus passa a contar com uma moderna sede da Justiça do Trabalho. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar, reinaugurou, nesta segunda-feira (10/10), o Fórum João Mangabeira que passou por uma reforma total, cujo investimento foi de R$ 1,4 milhão para atender ao jurisdicionado de cerca de 285 mil pessoas que engloba a população do respectivo município e os de Canavieiras, Itacaré, Una e Uruçuca.

”Hoje é com grande satisfação que entregamos à sociedade de Ilhéus um Fórum moderno completamente renovado após ampla reforma implementada para oferecer um atendimento humano e com acessibilidade, princípios norteadores de nosso Programa de Desenvolvimento Institucional Sustentável, que visa fornecer mais dignidade no acesso à Justiça, com a promoção de reformas e adaptações nos fóruns para oferecer mais conforto e acessibilidade”, afirmou a presidente do TRT5.

Conseguiu-se ganhar bastante espaço físico no prédio que abriga as três Varas do Trabalho de Ilhéus, e que recebem a cada ano uma média de 2.760 novos processos. Ele também foi adequado para garantir a acessibilidade, com a colocação de rampas e piso tátil. A estrutura foi alterada com novo telhado, forros e cobertura metálica no estacionamento, novas redes elétrica e lógica, sala técnica e subestação de força.

Foram implantados sistema contra incêndio, nova sonorização e ar-condicionado modelo split em todos os ambientes, que economizam energia, têm mais eficiência e são silenciosos. O Fórum ganhou pastilhamento externo, e os revestimentos dos sanitários foram trocados. Especialmente para as pessoas que trabalham na casa, foi criada uma sala de convivência. Os trabalhos foram coordenados pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura do TRT5 e executados por uma empresa contratada.

SOLENIDADE – A solenidade contou com a presença dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Cláudio Mascarenhas Brandão; dos desembargadores Valtércio de Oliveira e Luiz Roberto Mattos; dos juízes titulares das Varas de Ilhéus José Cairo Júnior e Nélia Maria Hudson; da presidente da Amatra 5, juíza Rosemeire Fernandes; da juíza diretora do Fórum de Itabuna, Eloína Machado; do procurador do município, Otávio Augusto Carmo; da vice-presidente da OAB de Ilhéus, Cathia Nery; do presidente da Abat, Emerson Mangabeira; além de procuradores, advogados, servidores e representantes de diversos órgãos públicos, universidades, empresas e associações.