Prefeitura de Canavieiras convoca agricultores para entregar Certificados de Imóvel Rural


prefeitura-convoca-agricultores-para-entregar-certificados-de-imovel-rural-foto-walmir-rosario-640x360

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Agricultura, está convocando os pequenos agricultores que fizeram o cadastro junto à Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), para medição de terras, pedindo que compareçam à sua sede, no horário das 8 às 12 horas. O objetivo do chamado é que eles possam pegar o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

Segundo o secretário municipal interino da Agricultura, Josemar (Paco) Brasil, os agricultores familiares que se cadastraram para realizar a medição de suas terras e ainda não pegaram o CCIR, poderão fazê-lo agora. A grande questão, segundo Paco Brasil, é que os números dos celulares cadastrados não estão atendendo às ligações, problema ocasionado pela falta de sinal na área rural.

A chamada dos agricultores familiares está sendo feita pelos prepostos da Secretaria da Agricultura nas áreas próximas aos imóveis rurais e anúncios em emissoras de rádio. “Estamos aqui à disposição para atendê-los e repassar os certificados que nos foram enviados pela Secretaria Estadual da Agricultura, através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário”, ressaltou Paco Brasil.

CCIR – O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é documento emitido pelo Incra e constitui prova do cadastro do imóvel rural. O certificado é indispensável para desmembrar, remembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis) de acordo com os parágrafos 1º e 2º do artigo 22 da Lei 4.947, de 6 de abril de 1966, modificado pelo artigo 1º da Lei 10.267, de 28 de agosto de 2001.

Os agricultores familiares de Canavieiras também estão participando do Programa de Regularização Fundiária, que garante ao trabalhador rural o acesso à terra e a inserção nas políticas públicas dos governos estadual e federal. Cerca de 500 agricultores familiares serão beneficiados com o título de propriedade.