Gasparetto explica suspensão de pesquisa


gasparetto
Gasparetto,

A juíza eleitoral Théa Cristina Muniz Cunha Santos determinou ontem (1º) que a campanha do candidato a prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), suspenda a divulgação de pesquisa eleitoral realizada pela empresa Gasparetto Pesquisas e Estatísticas Ltda.

A decisão da justiça respondeu o pedido do advogado e vereador Cosme Araújo, candidato a prefeito de Ilhéus pelo PDT. Na ação, ele argumentou que a empresa indicou dois números de entrevistados. Primeiro, informou que mil pessoas seriam ouvidas. Depois, ao divulgar o resultado, apresentou outro número: 1.154.

Na opinião do professor e sociólogo Agenor Gasparetto, diretor da empresa responsável pela pesquisa, a decisão da justiça é fruto de “excessivo zelo formal”.

Segundo ele, a alteração não prejudicou o nível de confiança da pesquisa. “Ao contrário, melhorou”, já que mais pessoas foram entrevistadas. “Se tiver algum efeito, será a melhora na qualidade da amostra”.

Gasparetto disse que as suas palavras serão comprovadas depois das 17 horas desse domingo (2), quando divulgará uma lista dos levantamentos que a empresa realizou confrontada com os resultados das eleições.

Segundo o pesquisador, o trabalho da sua empresa é analisar dados da realidade. A pesquisa não age para transformar os cenários analisados. “Eu não faço pesquisa para enganar. Posso até errar, é óbvio, mas o meu intento não é esse. A minha empresa não faz marketing. O nosso compromisso é refletir a realidade. Eu não faço pesquisas com segundas intenções!”.

Informações do Blog do Gusmão.