Contratos de TV por assinatura atingem 18 milhões em julho


Imagem ilustrativa.
Imagem ilustrativa.

O Brasil encerrou julho de 2016 com 18,9 milhões de contratos de TV por assinatura. No mês passado, o serviço estava presente em 28,03% dos domicílios brasileiros. Ao todo, foram 18.927.599 de assinantes no período. Os dados foram divulgados pela Antel nesta sexta-feira (26). O acumulado de julho foi 0,08% maior do que o do mês anterior. 

Área

A região Sudeste é a que concentra a maior parte dos contratos: 40,03%, seguida pela região Sul, onde em 27,8% das casas com televisão os usuários tinham TV por assinatura. Em terceiro lugar veio o Centro-Oeste (26,02%) e, em quarto, o Norte (16%). O menor percentual foi aferido no Nordeste (12,4%).

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS), na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA) e, ainda, por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias. O que mais firmou contratos foi o Telecom Américas, fornecendo o serviço a 9.841.128 usuários. A SKY apareceu em segundo lugar, com 5.368.413 contratos. Na terceira posição, ficou a Telefônica, transmitindo o sinal por assinatura para 1.759.106 clientes.