Internet móvel do Brasil é 57ª mais rápida


velocidade de internet fixaO Brasil ocupa o 57.º lugar em um ranking global de 95 países quando o assunto é velocidade da internet móvel. É o que mostra o ‘Global State of Mobile Networks’, estudo pioneiro divulgado hoje pela consultoria Open Signal, responsável pelo aplicativo de mesmo nome. O relatório foi realizado a partir de 12,4 bilhões de medições feitas com o aplicativo por 822 mil usuários no mundo entre 1.º de maio e 23 de julho de 2016. Segundo o estudo, a velocidade média da internet móvel em redes 3G/4G no Brasil é de 7,43 megabits por segundo (Mbps).

Com a estatística, o País fica bem distante dos líderes mundiais: conhecida pela qualidade das conexões, a Coreia do Sul tem as conexões 3G/4G mais rápidas do planeta, com velocidade média de 41,34 Mbps. Três países asiáticos e sete europeus completam a lista dos dez melhores. A Suécia, em 10.º lugar, teve média de 19,89 Mbps. O Brasil aparece atrás de nações como Omã (em 43.º, com 10,13 Mbps) e Geórgia (em 41.º, com 10,68 Mbps). Os EUA ficaram em 38.º lugar, com 12,34 Mbps de velocidade, em média.

“Um país que mostra boas velocidades de conexão 4G, mas pouca disponibilidade, tem uma velocidade menor que outro com velocidades moderadas, mas alta disponibilidade”, informa a consultoria.

É justamente pela baixa disponibilidade de redes 4G que a velocidade da internet móvel brasileira fica para trás: segundo a Open Signal, o Brasil fica em 69.º lugar se considerada somente a capacidade de uma pessoa se conectar a uma rede 3G ou 4G. A cada quatro tentativas de conexão, em pelo menos uma os brasileiros só conseguiram acessar redes 2G – na qual a velocidade máxima de download fica em 300 Kbps.

No aspecto disponibilidade, a Coreia do Sul também leva a melhor: os habitantes do país encontraram uma rede 3G ou superior em 98,54% das vezes em que tentaram se conectar ao longo dos testes. ( Estadão)