Em cerimônia concorrida, Bebeto recebe Título de Cidadão Soteropolitano


Bebeto 4

Numa sessão solene concorrida realizada na Câmara Municipal de Salvador, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB), filho do Sul da Bahia, foi congratulado com o Título de Cidadão Soteropolitano, proposto pelo vereador Silvio Humberto (PSB). Trata-se de uma honraria que é ofertada a filhos de outras cidades que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador. O evento, ocorrido na noite desta segunda-feira (30), foi marcado por discursos em reconhecimento à atuação de Bebeto em defesa da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

Proponente da homenagem, o vereador Silvio Humberto destacou a história de Bebeto, que iniciou a trajetória no movimento estudantil, a sua passagem marcante pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, e posteriormente como liderança sindical em toda Bahia, o que rendeu expressiva contribuição a Salvador. Silvio lembrou que Bebeto, como dirigente da Força Sindical, por exemplo, foi  o responsável pela elaboração do projeto de implantação do Serviço de Intermediação de Mão de Obra, o Simm, de Salvador. E como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial, Bebeto tem atuado ao lado dos operários responsáveis por obras como a construção da Arena Fonte Nova, Metrô e Complexos Viários.

O desembargador Valtércio de Oliveira, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-BA), fez um discurso forte ressaltando a atuação de Bebeto como deputado no Congresso Nacional em defesa dos direitos dos trabalhadores. “Como membro da Justiça do Trabalho sou testemunha do trabalho de Bebeto na luta trabalhista. É uma voz no Congresso muito útil ao trabalhador, útil aos sindicatos, útil à Justiça do Trabalho, útil ao próprio Congresso, e principalmente útil para a construção e manutenção dos direitos trabalhistas”, elogiou o desembargador, discurso que foi seguido pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Alberto Balazeiro.

O homenageado da noite, Bebeto Galvão, fez um discurso apontando as características de contrastes e diversidades  capital baiana. “Encontrei em Salvador muitas semelhanças com minha terra natal, pela bravura do seu povo que tem em seu cotidiano a busca por dias melhores, na luta contra as desigualdades: o racismo, a intolerância, a exploração social da burguesia. Mas acima de tudo, um povo que não abre mão de lutar por uma sociedade mais justa. São fatores que nos motivam, onde quer que eu esteja, a entrar de corpo e alma para servir à organização política, ao movimento social, como instrumento de transformação. Assim como nossa terra, Salvador é uma terra de múltiplos atores, de agentes construtores da resistência, uma cidade histórica, cidade forjada no quilombo, de Ilês, becos e vielas, cidade feita de gente que gosta de gente. Estou muito, mas muito, feliz com essa homenagem”, disse Bebeto.

Além de prefeitos, vereadores e lideranças do interior baiano, a cerimônia contou com as presenças da senadora Lídice da Mata; o desembargador Valtércio de Oliveira, ex-presidente do TRT; Alberto Balazeiro, Procurador-chefe do MPT; dr. Flavio Nunes, da Superintendência Regional do Trabalho; a deputada Fabíola Mansur; o vereador Gilmar Santiago; a vereadora Aladilce; a secretária estadual das Mulheres, Olívia Santana; Nilson Bahia, dirigente da Força Sindical.