Falta d´água em Ilhéus: Lagoa Encantada pode ser a solução momentânea


Editorial do Blog Agravo

Lagoa Encantada pode resolver o problema momentaneamente a crise hídrica de Ilhéus.
Lagoa Encantada pode resolver momentaneamente a crise hídrica de Ilhéus.

Com a falta de chuva, a situação dos reservatórios de Ilhéus a cada dia vem piorando, e com ela o desespero da população. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) já deixou claro, que, se em breve não chover, os ilheenses não terão água nas torneiras.

A única saída para a crise é que chova, mas enquanto isso não acontece, existem alternativas, e uma delas já foi anunciada: o aproveitamento da represa da Esperança, que segundo a Embasa só tem viabilidade para atender 5 mil residências. Há um mês se discute o aproveitamento da citada represa, mas até agora a Embasa não anunciou uma solução imediata para a captação.

Está claro que faltou investimento por anos, principalmente na preservação das matas ciliares (que margeiam os rios), para preservar rios e mananciais, principalmente que abastecem a represa do Iguape. Os poderes municipais, agora em diante, devem tomar as medidas cabíveis para exigir esses investimentos necessários para que o problema não se repita em um futuro próximo. Ilhéus sempre se gabou de ter muitos rios e água suficiente para abastecer outras cidades, como Itabuna, mas esqueceu de fazer o dever de casa, e trabalhar pelas suas preservações.

Talvez a saída rápida, e em último caso, seja a utilização do grande espelho d’água de  7 km², que compõe a Lagoa Encantada, que resolveria o problema até que o período de chuva esperado chegue.

O problema mais uma vez seria ambiental, já que a Lagoa Encantada está envolvida por uma Área de Proteção Ambiental. Mas não podemos mais, devido ao caos, deixar essa saída descartada. Cabe a Embasa ver uma viabilidade rápida, para que possa trazer a água da Lagoa até o Iguape.

Não temos tempo para desculpas esfarrapadas da Embasa. Queremos ação e investimentos !