PPS oficializa pré-candidatura de Augusto Júnior em Ilhéus


Foto divulgação.
Foto divulgação.

A quantidade de presentes na Câmara de Vereadores, ontem (29/04), indica que a disputa pela prefeitura de Ilhéus deve seguir caminho alternativo. Dezenas de pessoas lotaram, em uma noite de sexta-feira, evento que oficializou a pré-candidatura do soldado Augusto Junior (PPS) à prefeitura de Ilhéus para o próximo pleito eleitoral.

“Vamos fazer Ilhéus voltar para os trilhos do desenvolvimento, com olhar especial na melhoria da prestação dos serviços públicos”, disse Augusto. Durante o evento, estiveram presentes o deputado estadual soldado Prisco (PPS), o presidente do PPS em Ilhéus, Gildeval Bispo, a presidente do partido em Itabuna, Mariana Alcântara, o líder da bancada do prefeito ACM Neto na Câmara de Vereadores de Salvador, Joceval Rodrigues, além de representantes de diversos partidos.

O deputado soldado Prisco defendeu o posicionamento do pré-candidato. “Augusto vem cada vez mais se qualificando, sou testemunha de sua sensibilidade e preocupação com esta cidade na busca por torná-la socialmente mais justa. Não tenho dúvidas, ele representa a nova política que irá resgatar o brilho e trazer esperança ao povo da terra de Gabriela”, afirmou o parlamentar.

DEMITIDO DA PM E EDUCADOR

Nascido e criado no Bairro da Conquista, periferia de Ilhéus, filho do arrumador Augusto Leite e da lavadeira Maria José, esposo de Taiane Virgínia e pai de dois filhos Emanuely Victória e Augusto Netto, Augusto Júnior ingressou na Polícia Militar da Bahia, em 2005. Manteve o espirito questionador dos tempos de movimento estudantil.

No ano de 2008 tornou-se Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Em 2009, tomou posse no cargo de Supervisor Escolar, aprovado em concurso público e sendo lotado na Escola Nucleada de Aritaguá I, unidade situada no Distrito de São José, onde atua até hoje.

No mesmo ano, retornou para a UESC agora como Acadêmico do Curso de Direito, nesse ano conheceu Marco Prisco e junto com outros companheiros de farda fundaram a ASPRA Bahia em Ilhéus. Àquela época, já havia respondido uma sindicância referente ao Movimento Polícia Legal, devido a sua luta em defesa dos direitos do Policias e Bombeiros da região.

Em 2012 foi um dos protagonistas do maior movimento paredista que já ocorreu no Estado da Bahia, movimento reivindicatório da PM encabeçado pela ASPRA, com apoio total da tropa. No período, sofreu várias ameaças de morte, foi preso, perseguido pelo comando da corporação. Chegou a candidatar-se vereador do município e, mesmo sem recursos, obteve, 1039 votos, tornando-se o segundo suplente da coligação.

No ano de 2015, foi condenado pela Vara da Auditoria Militar, em um processo claramente absurdo, a 6 meses de prisão. Logo em seguida, foi demitido dos quadros da Polícia Militar da Bahia por batalhar por melhorias para os trabalhadores da segurança pública. “Enquanto houver vida, estarei entrincheirado na defesa dos interesses dos oprimidos, estejam onde estiverem, sejam quem forem”, afirmou.

Após a demissão, Augusto Júnior ingressou com medidas judiciais buscando sua reintegração aos quadros da polícia militar da Bahia. Hoje, continua exercendo um papel de protagonista nas lutas em defesa dos direitos dos Policiais e Bombeiros, além de uma segurança pública efetiva e educação de qualidade para todos.

* Com informações da assessoria de comunicação.