Mesmo com suspensão do Dia D, vacina contra gripe continua disponível em Ilhéus


Vacinação continua sendo oferecida nos postos de Ilhéus. Foto Gidelzo Silva/ Secom Ilheus
Vacinação continua sendo oferecida nos postos de Ilhéus. Foto Gidelzo Silva/ Secom.

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, seguindo orientação constante em informe técnico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), decidiu suspender o Dia D de vacinação contra a gripe, que seria realizado neste sábado, dia 30, em mais de vinte pontos do município. De acordo com o chefe do setor de Vigilância da Sesau, Antônio Firmo, apesar da suspensão da data, as doses continuarão disponíveis ao grupo prioritário.

 A orientação da Sesab se deve, segundo o informe, ao fracionamento do envio das doses pelo Ministério da Saúde. Desde o dia 18, quando foi iniciada a campanha de imunização contra a gripe (que engloba proteção contra o vírus H1N1), somente 51% das vacinas foi enviada ao município. Por isso, reforça o comunicado, não há garantias de que o estoque disponível fosse suficiente para vacinar em todos os pontos da cidade no dia D.

 Com a suspensão, o prazo de vigência da campanha em Ilhéus será encerrado em 20 de maio, quando devem ser vacinados, prioritariamente, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

 Dose – O chefe da Vigilância em Saúde da Sesau de Ilhéus, Antonio Firmo, salienta que a vacina contra gripe é feita em dose única, descartando a necessidade de reforço. “Além disso, a imunização garante proteção contra três vírus, o da gripe, o H1N1 e a influenza B”, explica Firmo.

 Postos – Estão sendo aplicadas vacinas em Olivença (manhã); PSF Nossa Senhora da Vitória (diurno); Posto Herval Soledade no Pontal (matutino); PSF Ilhéus II (matutino); CAE III – antiga Fundação SESP (diurno); PSF da Conquista (vespertino); Posto do Sarah (diurno); Posto do Iguape (vespertino); Posto do CSU (diurno); PSF Vilela I (vespertino); Posto Dr. Euller no Vilela (diurno); Posto do Banco da Vitória (vespertino); PSF do Salobrinho (diurno); PSF do Basílio (diurno); PSF do Hernani Sá (matutino e noturno).