Vereador James Costa é contra novo parcelamento do FGTS dos servidores municipais


Vereador James Costa
Vereador James Costa.

O vereador ilheense James Costa (presidente da Comissão de Finanças da Câmara) é contrário a um novo parcelamento do FGTS do servidor, solicitado pelo prefeito Jabes Ribeiro.

O município solicitou parcelamento em julho de 2014, comprometendo-se a pagar rigorosamente em dias o parcelamento, e o FGTS Mensal a partir daquela data. Acontece que o gestor municipal não pagou o FGTS mensal, e tampouco cumpriu com os pagamentos do FGTS Parcelado.

O parcelamento foi concedido em 2014, tendo como base para pagamento os recursos do FPM, acontece que de acordo com as planilhas do sistema do Banco do Brasil, o gestor pagou apenas três meses do antigo parcelamento, sendo eles dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016.

Segundo o vereador, não trata-se de ser base ou oposição ao governo, é preciso pensar na cidade e nos servidores.  “Na LOA/2014 e 2015, existiu dotação orçamentaria para que os pagamentos fossem realizados mensalmente, como o pagamento não foi realizado o prejuízo é enorme ao município de Ilhéus, pois agora estes encargos serão acrescidos de multa e juros”. 

Ainda de acordo com James, se a câmara autorizar este parcelamento, que também será usado recursos do FPM, e caso o gestor cumpra com os pagamentos, poderá fazer com que o município fique ingovernável nas próximas gestões!

Além do prejuízo aos cofres públicos, o não pagamento no prazo, traz enorme dano aos servidores, porque ao se aposentar, o servidor não tem acesso ao seu FGTS porque o município não cumpriu com as suas obrigações sociais em dias.