Escola Municipal Jabes Ribeiro: retrato fiel da educação de Ilhéus


Por Reinaldo Soares*

Escola Municipal Jabes Ribeiro.
Escola Municipal Jabes Ribeiro.

Quando as imagens retratam a realidade, precisamos refletir, avaliar e agir.  A Escola Municipal Jabes Ribeiro, está localizada na região do repartimento na estrada Ilhéus-Buerarema e faz parte da Nucleada do Santo Antônio. Sua imagem sintetiza o colapso  que se encontra a Educação Pública Municipal de Ilhéus.

Com 184.236 habitantes, o município de Ilhéus faz parte do mapa da Pobreza do IBGE por apresentar dados alarmantes que estão diretamente relacionados à Educação. Segundo o IBGE, 48.405 ilheenses não possuem rendimentos e 62.079 pessoas recebem apenas um salário mínimo. Somando os dois dados, temos mais de 70% da população de Ilhéus sem rendimentos ou ganhando até 01 salário mínimo, o que para a economia do município é uma catástrofe.

Tão preocupante quando os dados de rendimento são os de instrução da população, pois enquanto os dados de rendimentos explicam o presente, os dados de instrução justificam o presente e preocupa o futuro. Segundo o IBGE, 53% da população, ou 82.744 ilheenses, não tem instrução ou apenas o fundamental incompleto. Somados aos 24.855 habitantes que possui apenas o fundamental completo ou médio incompleto, temos quase 70% da população de ilhéus despossuída do requisito mínimo de escolaridade para está no mercado de trabalho.

Recursos não tem sido  problema para a Educação de Ilhéus nos últimos anos. Neste ano de 2016 a Educação Municipal tem receita estimada em mais de 101 milhões de reais. Com todo esse aporte de recursos, o retrato da Educação Pública de Ilhéus sob o comando do governo das ilusões tem sido de completo abandono, começando pela invalidação do ano letivo de 2013 pelo Conselho Municipal de Educação, a desvalorização dos profissionais da educação que há quatro anos não tem a reposição salarial, reformas inacabadas, ausência de alimentação escolar, transporte escolar ineficaz, redução de matriculados, aumento da evasão e logicamente, redução da qualidade de aprendizagem com queda no IDEB.

 Uma cidade com quase 500 anos, detentora de uma natureza rica e exuberante demonstra a falência do modelo político dos seus gestores que há 20 anos não se constrói uma escola, refletindo diretamente no número de matriculados conforme a seguir: Em 2012 – 23.407 alunos foram matriculados, 2013- 22.101 alunos, 2014 -20.046 e em 2015 mais um ano com decréscimo de matriculas, com apenas 20.164 alunos matriculados.

Além do decréscimo de matrículas, o governo das ilusões tem conquistado baixo índice de qualidade conforme os últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que mede a qualidade da educação dos alunos do 5º ano.  Em 2011, o IDEB de Ilhéus foi 3.9, em 2013 caiu para 3.6 enquanto a meta prevista era de 4.0. Estamos aguardando o resultado de 2015, o que será lamentavelmente pior em virtude do descaso vigente.

Pensar no futuro de Ilhéus sem colocar a Educação como prioridade é tentar conduzir um carro sem o motor e os pneus. Essa visão imediatista e midiática que asfalta ruas sem saneamentos, constrói presídios em vez de escolas e criminaliza trabalhadores deve ser modificada. Precisamos construir uma Escola Cidadã que seja capaz de garantir a aprendizagem significativa dos alunos, dando a estes condições  de serem sujeitos da sua vida e capazes de intervir na sociedade.

A Escola Cidadã se tornará realidade com a gestão plena na Educação, Eleição direta para dirigentes escolares, valorização e avaliação contínua dos profissionais da educação e fortalecimento dos órgãos de controle social como o Conselho Municipal de Educação, Conselho do Fundeb e da Alimentação Escolar.

Como educador, sei perfeitamente o poder transformador da Educação na vida das pessoas, por isso acredito e defendo uma Escola Cidadã para as crianças, jovens e adultos de Ilhéus. Dessa forma, reverteremos a estatística negativa e construiremos uma Ilhéus para  viver melhor, pois como falava Paulo Freire, “ a educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela tão pouco a sociedade muda.”

REINALDO SOARES FOTO DIVULGAÇÃO*Reinaldo Soares é Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/UFBA, Membro do Partido  Renovador Trabalhista Brasileiro- PRTB. Diretor do IBEC, Ex Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, Palestrante, Professor do Colégio Estadual Padre Luis Palmeira e da Pós-Graduação da FACSA/IBEC. E-mail: [email protected]