Saúde de Ilhéus alerta para campanha de vacinação contra gripe


Foto: Alfredo Filho.
Foto: Alfredo Filho.

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus segue com a campanha de vacinação contra a gripe, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e iniciada na última segunda-feira, 18. A mobilização, que ocorre em toda a rede de postos e unidades de atendimento médico do município, busca imunizar o grupo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde, por estar mais suscetível à contaminação pelo vírus.

De acordo com chefe do setor de Vigilância em Saúde da Sesau, Antônio Firmo, devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Firmo salienta, no entanto, que, devido à antecipação da campanha, que só seria iniciada no fim do mês, neste momento, só foi disponibilizado 30% do total de doses previsto inicialmente. Em maio, assegura o chefe da Vigilância, será disponibilizado o total das vacinas.  

Postos – Os seguintes postos estão disponíveis para vacinação: do Banco da Vitória (período da tarde), Salobrinho (diurno), Vila Cachoeira (manhã), Dr. Euller, no Vilela (matutino), Sarah Kubistchek, no Malhado (diurno), do Iguape (segunda à quinta à tarde), de Olivença (manhã), do Hernani Sá (manhã e noite), Herval Soledade, no Pontal (manhã), do Nossa Senhora da Vitória (diurno), do Ilhéus II (matutino) e CAE III, antiga fundação Sesp (diurno).

Cuidados –  O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Antônio Firmo, orienta que a população adote cuidados para não contrair a gripe H1N1. Segundo ele, lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro, com lenço descartável, manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e ambientes fechados.