Ilhéus: Barragens particulares estão interferindo no abastecimento na represa do Iguape


Represa do Iguape apresenta situação critica.
Represa do Iguape apresenta situação critica.

Essa denúncia gravíssima foi feita hoje (19) no programa do radialista Gil Gomes, pelo fotógrafo e ex-secretário municipal José Nazal. Segundo ele, existem 19 barragens construídas ilegalmente nos rios Iguape e São José, e que estão dificultando que a água chegue à represa do Iguape, na zona norte do município, principal reserva do município.

Nazal também questiona uma das barragens com  Parecer Técnico favorável emitido pela secretaria municipal de Meio Ambiente de Ilhéus, numa fazenda de propriedade de um estrangeiro.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada ao Governo da Bahia, anunciou, deste ontem (18), um rodizio no fornecimento para uma parcela da zona urbana. Para expor as causas e medidas que estão sendo tomadas em relação ao problema, o chefe do escritório local da Embasa, José Lavigne, foi convocado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), e alegou que a falta de água na represa do Iguape é por falta de chuvas nos mananciais da represa, o que garante o fornecimento por cerca de 60 dias.

Muitos Ambientalistas suspeitavam de algo errado, já que o município de Ilhéus sempre foi bem servido de água, mesmo com grandes períodos de estiagem. A denúncia de José Nazal fecha o quebra cabeça, e levanta sérias suspeitas de interferência humana na crise hídrica de Ilhéus.

Confira o áudio da entrevista de José Nazal:

*Matéria atualizada em 20/04/2016.