Samu de Ilhéus recebeu mais de 47 mil ligações no primeiro trimestre de 2016


Mas os trotes dificultam o trabalho dos socorristas. A unidade recebeu em janeiro e fevereiro 3 mil e 630 ligações telefônicas.
Mas os trotes dificultam o trabalho dos socorristas. A unidade recebeu em janeiro e fevereiro 3 mil e 630 ligações telefônicas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus recebeu nos meses de janeiro, fevereiro e março, deste ano, 47.549 chamadas por meio do telefone 192, enquanto o número de orientações/atendimentos médicos foi superior a 3 mil. No entanto, um problema antigo ainda atrapalha o trabalho realizado pelo órgão: os trotes, que chegaram, nesse período, a mais de 10% do total de ligações recebidas (5.423).

O coordenador regional do Samu Ilhéus/Valença, Marcos Vinícius Gonçalves Pinto, lembra ainda que nos meses de janeiro de fevereiro deste ano os técnicos do Samu prestaram os seguintes atendimentos pré-hospitalares: somente com a unidade básica foram cerca de 1.300 ações, com a ambulância dotada de UTI móvel foram cerca de 150 casos, e a motolância realizou 106 socorros.

Gonçalves salienta que a soma total de ligações inclui aquelas realizadas das outras sete cidades que estão sob a coordenação de Ilhéus, a exemplo de Uruçuca e Valença, além de chamadas interrompidas por motivos diversos, feitas por engano, repetidas ou, ainda, orientações prestadas pela equipe de socorro por telefone, quando não é identificada a necessidade de deslocamento da ambulância.

Outros atendimentos – As equipes do Samu-192 de Ilhéus também prestaram, no primeiro trimestre desse ano, atendimentos de urgência e emergência com pacientes clínicos (adulto e pediátrico), traumáticos, obstétricos, psicológicos, queimaduras, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, afogamento, congestiva, cardiovascular e óbitos.