Dia D de vacinação contra a raiva acontece neste sábado, 16, em Ilhéus


Campnha de vacinação antirrábica-foto Gidelzo Silva  Secom IlheusCães e gatos com idade a partir de três meses devem ser levados por seus donos para receber imunização contra a raiva. Este ano, o Dia D da campanha ocorre neste sábado, 16, e a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus espera vacinar, até o fim da mobilização, 33 mil animais. As doses estarão disponíveis em mais de 20 postos de saúde de toda a cidade, que funcionarão das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Rede Frio do município, Walkíria Cardeal, é necessário os responsáveis levar carteira de vacinação do animal, caso a possuam. A vacinação é o método mais eficiente para prevenir o surgimento da doença viral, que é contagiosa, em animais e em seres humanos. A campanha é vinculada ao Ministério da Saúde e ao governo da Bahia e segue até fim do mês. Após 30 dias, uma segunda aplicação deve ser feita, e depois a dose passa ser administrada anualmente.

Unidades – No dia 16, irão funcionar para vacinação os postos de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Nossa senhora da Vitória; Ilhéus II; Basílio; Iguape; Barra (no CSU); Herval Soledade (no Pontal); Hernani Sá; Nelson Costa (no Psf e Mangueira – prolongamento do bairro Nelson Costa); Teotônio Vilela 3 e 4 e na Unidade Básica Dr Euller; Salobrinho; Banco da Vitória; Alto da Conquista, (na praça Santa Rita); Cae lll, localizado na antiga Fundação Sesp; Posto Almiro Vinhais (na  avenida Princesa Isabel); e no Centro de Saúde Sarah Kubitscheck, localizado no Parque Infantil.

Cronograma – Após a mobilização, durante a semana, a equipe de vacinação trabalhará na zona rural e em alguns bairros de Ilhéus. Na área indígena, o trabalho já conta com o apoio de equipe vinculada à Sesai/Saúde Indígena. Nas terças e quintas-feiras irá visitar o bairro Hernani Sá (Urbis), enquanto outro grupo de vacinadores atenderá no CAE III, que funciona do antigo Sesp, localizado na Avenida Canavieiras, centro, de segunda a sexta-feira. Já no bairro do Iguape uma equipe de imunização atuará sempre às terças-feiras, das 8 às 11h30min.