Bebeto anuncia anulação de decreto que rebaixou CEPLAC e confirma revitalização do órgão


Bebeto___O decreto que rebaixou o status da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) será anulado nos próximos dias, conforme antecipado pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB), que está empenhado pela revogação deste quando inoportuno decreto foi publicado. Após reunião na Casa Civil e no Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (13), Bebeto explica que o Diário Oficial da União trará uma publicação que devolve à CEPLAC o seu status anterior. A mudança só não foi publicada ainda porque, além da revogação, há um desafio de encontrar uma forma de reestruturar a comissão, com modificações nas superintendências.

Bebeto informa ainda que será instituído um grupo de trabalho para discutir um novo modelo de organização e funcionamento, definindo qual o papel da CEPLAC. Ou seja, será devolvido à CEPLAC o seu status original, mas durante 60 dias será realizado um amplo debate com os estados produtores de cacau para encontrar uma forma mais estratégica de atuação da comissão.

Na avaliação do deputado Bebeto, a revogação deste decreto é o resultado de um processo de debate e de união da região cacaueira, que enfrentou o episódio com firmeza em defesa da lavoura, envolvendo produtores, entidades representativas, políticos. O parlamentar sulbaiano defende que este é um momento oportuno para que agora a CEPLAC dê um passo à frente na sua reestruturação. “Defendo que a comissão tenha ligação mais próxima com o comando do Ministério da Agricultura, ganhando maiores investimentos em inovação, pesquisa e tecnologia, e o fortalecimento da relação com mercados internacionais. Também é fundamental investir no quadro de pessoal através da valorização dos técnicos vigentes e na realização de concurso público”, ressalta Bebeto.