Ilhéus antecipa vacinação contra gripe


Vacinação contra o H1N1 começa em abril - Foto Gidelzo Silva Secom Ilheus.
Vacinação contra o H1N1 começa em abril – Foto da Secom Ilhéus.

A Secretaria da Saúde de Ilhéus, seguindo orientação da secretaria estadual de Saúde (Sesab), dará início, a partir do dia 18 deste mês, à campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza). A antecipação foi motivada pelo registro, este ano, em Salvador, de 11 casos de H1N1, com três mortes. O objetivo é alcançar aqui no município a meta de imunizar no mínimo 80% da população de cada grupo prioritário. No dia 30 será realizado o “Dia D” de mobilização nacional.

O coordenador de Vigilância à Saúde de Ilhéus, Antônio Firmo, informou que o acesso à vacina na rede pública é prioritário ao grupo de risco – idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos, funcionários do sistema prisional, e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Na oportunidade, Firmo pede que a população adote cuidados para não contrair a gripe H1N1. Segundo ele, lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro, com lenço descartável, manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e ambientes fechados. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.