Vacinação contra raiva será feita em postos de saúde de Ilhéus


Foto: Gidelzo Silva.
Foto: Gidelzo Silva.

A Secretária de Saúde (Sesau) de Ilhéus, por meio do setor de Vigilância à Saúde, vai manter boa parte da rede de unidades básicas para a vacinação de cães e gatos contra a raiva, no próximo dia 16, quando acontece o Dia D da mobilização. Os animais devem ter mais de três meses de idade para receber a imunização, que será feita das 8h às 17h.

No dia 16, irão funcionar os postos de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Nossa senhora da Vitória; Ilhéus II; Basílio; Iguape; Barra (no CSU); Herval Soledade (no Pontal); Hernani Sá; Nelson Costa (no Psf e Mangueira – prolongamento do bairro Nelson Costa); Teotônio Vilela 3 e 4 e na Unidade Básica Dr Euller; Salobrinho; Banco da Vitória; Alto da Conquista, (na praça Santa Rita); Cae lll, localizado na antiga Fundação Sesp; Posto Almiro Vinhais (na  avenida Princesa Isabel); e no Centro de Saúde Sarah Kubitscheck, localizado no Parque Infantil.

Após 30 dias de aplicada a vacina, uma segunda dose deve ser ministrada. A partir daí, a imunização passa a ser anual. De acordo com o chefe da Vigilância à Saúde da Sesau, Antônio Firmo, levar o animal para ser vacinado é importante para preservar o bem estar dos cães e gatos e também dos humanos. ”É de grande importância a imunização porque, no ano passado, não tivemos uma campanha regular, mas esse ano a meta é vacinar cerca de 33 mil cães e gatos, e, para que isso aconteça a população tem que contribuir”, ressalta.