Ilhéus: Coalizão de partidos de “oposição” entra em estado crítico


Por Jamesson Araújo

POLÍTICAManter a união, conter a vaidade dos representantes partidários, e afinar o discurso dos partidos da base do governo do estado, e da oposição contra o prefeito Jabes Ribeiro, eram os principais objetivos do grupo formado inicialmente por 13 partidos.

Mas tudo indica que as colunas de sustentação começaram a ruir, e a palavra mais usada nos debates é verticalização.

O que seria verticalização dentro do grupo? Adotar o discurso de oposição ao governo municipal (Jabes Ribeiro) e ao governo do Estado (PT).

O PTC foi o primeiro partido a sair do grupo, alegando falta de foco e ação do coletivo. A debandada pode ser ainda maior, com imposição de uma lista que exclui a verticalização.

O grupo de oposição ainda tem posições partidárias que fogem à regra das executivas estaduais e federais. A maioria são contra a entrada do PT no grupo, contraditoriamente não querem uma oposição ao governo estadual.

A situação é tão complicada, que na tarde desta quinta-feira (07), o PRTB, um dos integrantes do grupo, realiza uma reunião, e que algumas siglas não foram convidadas, a exemplo do PMDB , PSB e PTB.

O Blog Agravo entrou em contato com o pré-candidato a prefeito do PRTB, Professor Reinaldo Soares, que confirmou a reunião. “Na realidade estamos convidando pessoas, e pessoas fazem o partido, e entre elas estão representantes partidários”, afirmou.

Reinaldo também afirmou que o partido não iria mais a reunião do grupo de oposição, decepcionando os rumos do grupo, mas não tocou no assunto da verticalização. A saída se dá por outros motivos !

Outro partido, o PMDB, está numa situação insustentável dentro do grupo, por ser a favor da verticalização, mas ainda mantém diálogo. Como todos sabem, o PMDB não comunga com o governo de Rui Costa e nem com o PT, e é oposição ao governo municipal. Para figuras do PMDB, a eleição de 2016, vai refletir em 2018.

O mesmo caso acontece com o PTB, que tem como representante no grupo, o ex-secretário Carlos Freitas.

Entramos em contato com o coordenador atual do grupo, e presidente do PEN, Dr. Diran, que afirmou não existir debandada e descontentamento.

“A pauta da verticalização foi colocada em votação e a maioria votou contra. A eleição é em Ilhéus, e não nível estadual”, afirmou.

Um dos sérios problemas detectados por alguns presidentes de partidos descontentes, que o Blog Agravo conversou, é o vazamento do conteúdo das reuniões para o arqui-inimigo Jabes Ribeiro.

“É impressionante, em questão de 10 minutos depois das reuniões, Jabes já sabe de tudo. Ai fica difícil montar um planejamento para combater esse desgoverno”, lamentou um presidente de partido que pediu anonimato.

O fato chegou a gerar discussões interna, e acusações mutuas. O certo é que existem candidaturas e partidos que estão a serviço do prefeito Jabes Ribeiro. E o grupo de oposição está minado!