Escola municipal do Pontal está completamente abandonada, denuncia vereador Lukas Paiva


Alguns livros ainda estão em blocos de plásticos, evidenciando que são novos.
Alguns livros ainda estão em blocos de plásticos, evidenciando que são novos.
Carteiras fora descartadas ao tempo, e tomam todo o pátio da escola.
Carteiras fora descartadas ao tempo, e tomam todo o pátio da escola.

Após denúncia de pais e alunos, o vereador ilheense Lukas Paiva (PSB), fez uma visita surpresa à escola municipal do Pontal, e confirmou o total abandono da unidade por parte do governo do prefeito Jabes Ribeiro.

Chocado com o que encontrou, o vereador conversou com alguns alunos que se queixaram da sujeira, falta de espaço para atividade físicas, sanitários e bebedouros quebrados, e um número enorme de cadeiras e mesas quebradas, descartadas no pátio da escola.

Ao se dirigir a uma sala, o vereador viu mais um absurdo que mostra o desperdício do dinheiro público: Milhares de livros didáticos abandonados, sem nenhum aproveitamento. Segundo informações, alguns livros foram entregues errados, e a secretaria municipal de Educação acabou abandonando o material no local.  Alguns livros ainda estão em blocos de plásticos, evidenciando que são novos.

Paiva também encontrou uma sala de informática montada há mais de um ano, mas nenhum computador está ligado a internet.
Sala de informática montada há mais de um ano, mas nenhum computador está ligado a internet, e muitos nem funcionam.

Paiva também encontrou uma sala de informática montada há mais de um ano, mas nenhum computador está ligado a internet, e muitos sequer funcionam. Mesmo se funcionassem, o local não tem ventilador e nem ar condicionado, o que impossibilitaria as aulas. No mesmo andar há janelas sem vidros, acarretando em transtornos quando chove.

Na parte dos fundos, uma árvore nasceu no telhado da escola, que segundo informações colhidas pelo vereador, passou por uma reforma há um ano.

“A escola está há mais de um ano sem dispor de nenhum servidor para fazer a limpeza, e os alunos convivem diariamente com muita sujeira. Isso torna a escola um local inadequado para a educação de crianças. Tomaremos algumas medidas, a principal é saber quanto custou os livros e a reforma na escola, e vamos denunciar ao Ministério Público Federal, já que envolve verba do Fundeb, além de procurar também o MP estadual, para que o prefeito e a secretária de Educação respondam na justiça por esses absurdos”, explicitou o vereador.

Confira a Galeria de fotos que mostra o abandono da escola Municipal do Pontal :