Bahia registra queda em ataques a bancos


assalto-banco

Em dezembro de 2015, cerca de 10 homens fortemente armados explodiram parcialmente a agência do Banco do Brasil da cidade de São Felipe, situada a 180 quilômetros de Salvador. Foi o segundo ataque à agência em menos de um ano. No dia 2 de março deste ano, uma agência da Caixa Econômica Federal do município de Inhambupe, no nordeste do estado, teve caixas eletrônicos destruídos por explosões, numa ação envolvendo cerca de 20 bandidos.

Na madrugada desta quarta-feira, dia 06, no município de Irará, distante a 140 km da capital baiana, uma quadrilha detonou explosivos em três agências bancárias do município e fugiu com três cofres das unidades. Na fuga deixou um rastro de pânico e destruição. Apesar da ousadia dos bandidos, a boa notícia é que roubos a bancos têm redução nos primeiros meses de 2016, segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) divulgou, na manhã desta quarta-feira (6), dados das ocorrências policiais relacionadas a instituições financeiras no estado. Nos casos de roubo a agências e a Terminais de Auto-Atendimento entre janeiro e março, a redução na Região Metropolitana de Salvador chegou a 100%.

A RMS, portanto, teve uma redução expressiva, com queda de 100% nas ocorrências em comparação ao mesmo período do ano passado: caindo de sete para zero. Em Salvador, houve uma diminuição de 66%, com uma queda de 15 para cinco roubos. Já no interior, a redução atingiu 54%, com 53 anotações no primeiro trimestre do ano passado para 24 nos três primeiros meses de 2016. Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, este panorama é “reflexo do trabalho realizado pela polícia baiana, com o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP, no combate a estas ações delituosas”. Os casos de arrombamento de Terminais de Auto-Atendimento (TAA) também tiveram decréscimo, caindo dos 62 registrados de janeiro a março de 2015, para apenas 14 no mesmo período deste ano. O roubo a agências bancárias teve queda de 50% nas estatísticas policiais.

Desde o início do ano, a Bahia já registra 31 ocorrências ao sistema financeiro, dentre elas 19 com explosões, seis tentativas frustradas, três arrombamentos e o mesmo número de assaltos, aponta estatística do Sindicato dos Bancários. No caso de Irará, a polícia informou que o bando era formado por cerca de 15 homens bem armados, transportados numa caminhonete e um carro de passeio. Ninguém ficou ferido, foi preso e nem o valor roubado revelado. As novas investidas dos bandidos preocupam as autoridades e, sobretudo, clientes e funcionários das agências. “Sou do tipo que toda vez que entra no banco para sacar um dinheiro, fico com medo de ser mais uma vítima desta insegurança”, diz o profissional autônomo Adelson Silva dos Anjos, após sair de uma agência do Banco do Brasil, o mais visado pelos assaltantes, com um total de 12 unidades atacadas este ano, seguido da Caixa Econômica Federal e do Bradesco, instituições que foram alvo da ação marginal oito vezes cada, segundo levantamento já  feito nos primeiros meses do ano pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. 

“Nós defendemos que haja mais investimentos do estado na área de segurança. Já estivemos com o governador Rui Costa que se comprometeu a ampliar os esforços nesse sentido, e que inclusive nos apresentou um grupo especial no âmbito da Polícia Civil que vem atuando na apreensão de explosivos e prisão de quadrilhas. O importante é que haja convergências de esforços entre bancos e o poder público para evitar a ação dos bandidos”, comenta Augusto Vasconcelos, presidente do sindicato. No ano passado, ocorreram 209 ataques a bancos na Bahia, 165 dos quais no interior e 44 na capital.