Ilhéus inicia campanha para vacinar cães e gatos contra a raiva


Foto divulgação.
Foto divulgação.

Com o objetivo de alcançar a meta que é vacinar cerca de 33 mil cães e gatos das zonas urbana e rural, a Secretaria de Saúde de Ilhéus já deflagrou a campanha de vacinação antirrábica. No dia de mobilização municipal, que acontece em 16 de abril, das 8 às 17h, os animais com idade a partir de três meses devem receber a primeira dose da vacina. Após 30 dias, uma segunda aplicação deve ser feita, e depois passa ser administrada anualmente.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Rede Frio do município, Walkíria Cardeal, é necessário os responsáveis levar carteira de vacinação do animal, caso a possuam. A vacinação é o método mais eficiente para prevenir o surgimento da doença em animais e em seres humanos, que é contagiosa, provocada por vírus. A campanha é vinculada ao Ministério da Saúde e ao governo da Bahia e segue até fim do mês.

Cronograma – Durante a semana, a equipe estará na zona rural e em alguns bairros de Ilhéus. Na área indígena, o trabalho conta com o apoio de equipe vinculada à Sesai/Saúde Indígena. Nas terças e quintas-feiras irá visitar o bairro Hernani Sá (Urbis), enquanto outro grupo de vacinadores atenderá no CAE III, que funciona do antigo Sesp, localizado na Avenida Canavieiras, centro, de segunda a sexta-feira. Já no bairro do Iguape uma equipe de imunização atuará sempre às terças-feiras, das 8 às 11h30min.

No Dia de Mobilização Municipal – 16 de abril, sábado –, das 8 às 17 horas, vão funcionar os postos de saúde do Programa Saúde da Família (PSFs) dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Nelson Costa, Teotônio Vilela 3 e 4, Salobrinho e do alto do Basílio, os centros de saúde Herval Soledade, Dr. Euler Azaro, Almiro Vinhais e Sarah Kubistchek, além de unidades no bairro Banco da Vitoria, sede da associação de moradores do bairro Hernani Sá (Urbis), localidade denominada Mangueira (prolongamento do bairro Nelson Costa), praça Santa Rita, alto da Conquista e Centro Social Urbano (CSU).