Ilhéus: Ex-secretário tem quadro de saúde delicado e precisa de transplante


Augusto Macedo, quando era secretário de Assistência Social de Ilhéus em um período do governo Newton Lima. Foto: Reprodução.
Augusto Macedo foi secretário de Assistência Social de Ilhéus, no governo Newton Lima. Foto: Reprodução.

Em contato com a nossa redação, o vereador ilheense Fábio Magal informa que é muito grave o estado de saúde do ex-secretário de Assistência Social de Ilhéus, Augusto Macedo. Portador de cardiomiopatia dilatada, de grau 4, ele necessita ser submetido a um transplante de coração.

Segundo Magal, Macedo enfrenta dificuldades financeiras para arcar com os custos de seu tratamento. Sem encontrar vaga na UTI do hospital geral Luiz Viana Filho, ele acabou sendo internado na enfermaria do hospital São José, setor que não tem estrutura adequada para um paciente com um quadro de saúde tão delicado.

Fragilizado pela doença, o ex-secretário depende de respirador mecânico e utiliza cadeira de rodas. Para aumentar sua chance de sobrevida enquanto aguarda na fila do transplante, Macedo precisa de um ressincronizador cardíaco (espécie de marcapasso). Pelo SUS, o hospital credenciado na Bahia para instalar o aparelho é o Ana Nery, de Salvador.

O Ana Nery realiza apenas seis cirurgias desse tipo por semana. O ex-secretário tenta uma vaga para receber o implante e segue sua luta pela vida, contando com poucos amigos que ainda o apoiam, a exemplo do vereador Fábio Magal.