Desfeito equívoco quanto à presença de larvas do Aedes aegypti na avenida Soares Lopes


Foto: Roberto Santos.
Foto: Roberto Santos.

Tem causado grande repercussão nas redes sociais, assim como em sites de notícias da região, um vídeo em que aparecem supostas larvas do aedes aegypti em poças de água do mar, na praia da avenida Soares Lopes, região central de Ilhéus. Apesar da semelhança, a Vigilância Sanitária de Ilhéus nega que se trate de larvas do mosquito transmissor da dengue, sendo neste caso, de muriçocas.

“Está comprovado cientificamente que um litro de água do mar tem 33 gramas de sal em média por litro, ao passo que as larvas do mosquito aedes aegypti podem sobreviver em água com salinidade entre 9 e 14 gramas por litro, o que torna inviável a proliferação nessas condições”, explica o órgão municipal.

Estudos técnicos ainda não aprofundados, apontaram a possibilidade de crescimento da larva em meios não comuns, desde que o mosquito não encontre o local ideal para fazer a oviposição, que é na água parada, limpa ou com pouca matéria orgânica. Mas nunca foi registrado caso em esgotos ou água extremamente salgada.

Desinformação – A Vigilância Sanitária afirma que é importante, nestes casos, alertar às autoridades sobre o que está ocorrendo, para que se apure e evite a emissão de informações equivocadas à população, podendo trazer riscos à coletividade.