Prefeitura de Ilhéus desmonta depósito que continha focos do aedes aegypti


Moradores denunciaram a existência do lixo dentro da residência e no quintal em Ilhéus.
Moradores denunciaram a existência do lixo dentro da residência e no quintal em Ilhéus.

Equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) realiza, desde as primeiras horas desta quinta-feira, 3, a remoção de inúmeras carcaças de televisores e outros materiais que estavam empilhadas dentro de uma casa e em um terreno no Alto da Tapera, na zona norte de Ilhéus, e serviam de reservatórios de água, facilitando a procriação do mosquito aedes aegypti.

A chegada da equipe ao local ocorreu após denúncias feitas por vizinhos à Sema. Morador da casa ao lado do imóvel interditado, José Eduardo Nascimento, de 43 anos, contou que o proprietário vinha sendo alertado sobre a irregularidade da conduta, “mas foi preciso os agentes vir aqui para esvaziar o local”. O chefe da Fiscalização da Sema, Paulo Fonseca, afirmou que isso configura crime ambiental, além de estar colocando a saúde da comunidade em risco.

Até o meio dia desta quinta-feira, 3, foram retiradas 4 caçambas de lixo. Nos fundos da casa, além de mais carcaças de material eletrônico, foi encontrada uma caixa d’água totalmente desprotegida, que possuía larvas do mosquito aedes aegypti. Por isso, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, que acompanhou o serviço, afirmou que foi necessário acionar o setor de Endemias da Secretaria de Saúde.

O trabalho de limpeza contou com a colaboração de membros da Cooperativa de Resíduos Sólidos de Ilhéus. Segundo a presidente da Coolimpa, Deizimere Souza, o material retirado, por ser, em sua maioria plástico, será triado e destinado à reciclagem, contribuindo para a geração de renda entre os cooperados.