Por um novo modelo político em Ilhéus


Prof. Reinaldo Soares

Quando nossa fala  não tem ação, nos tornamos apenas espectadores da realidade.

Professor Reinaldo Soares.

Ingressei na vida partidária por passar a acreditar que a mudança do sistema só ocorre de dentro para fora, daí me colocar como uma possibilidade concreta de mudança desse sistema.

Meu ingresso no Partido Social Cristão se deu inicialmente pelo convite do amigo Paulo Céo, sendo em seguida referendado pelo Senhor Presidente Eliel Santana para que eu presidisse o PSC de Ilhéus.

Entendo que os partidos políticos não deve se limitar apenas ao período pré e eleitoral, mas atuarem permanentemente como um importante instrumento de fortalecimento da democracia.

Nestes oito meses como Presidentes do PSC de Ilhéus tiramos o Partido do ostracismo e o colocamos como protagonista da sucessão eleitoral municipal. Protocolamos junto ao Ministério Público Estadual, representação contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, fizemos várias reuniões com os filiados e Pré-candidatos na Proporcional do Partido objetivando doutriná-los para que pudessem intervir mais conscientes e preparados na representação da população através de estudos do Estatuto do Partido, da Lei Orgânica Municipal e do Regimento da Câmara, além de discussões sobre o cenário político municipal e nacional.

No decorrer desse processo, surgiu a possibilidade da filiação de Ex- Vereadores e Vereadores atuais para o Partido, proposição rejeitada por mim por considerar que ao defender um Novo Modelo Político para Ilhéus, os agentes desse processo não podem ser aqueles que sustentaram ou continuam sustentando esse Modelo falido embasado no clientelismo e corrupção.

Na minha percepção, a Ética é um atributo de todo o ser humano, enquanto a coerência deve ser dos políticos. Portanto, dei entrevistas e escrevi artigos no sentido de reafirmar a minha coerência. Caso ocorresse à filiação de algum político que represente esse Modelo superado, eu sairia do partido e renunciaria a Presidência do PSC de Ilhéus.

Permaneci até esse momento (23/02) no Partido, na expectativa que uma fala do Presidente Eliel Santana se cumprisse, “que nem sempre o desejo da candidatura e da filiação se concretiza”. Como essa ação não dependeu de sua estreita vontade e a filiação que sou contrário se concretizou, me desliguei do PSC e renunciei Presidência para seguir avante com a coerência como farol e meus princípios como base da minha vida.

Que Deus continue me dando proteção, sabedoria e discernimento para que não me deixe ser transformado por esse sistema, mas me dê força para ser um instrumento de mudança, tornando a Política em um ambiente pautado na Ética, Coerência e Respeito, tendo o interesse coletivo como objetivo maior.