TODOS DE MÃOS DADAS


Por Gustavo  Kruschewsky/[email protected]

Gustavo (2)Esse deve ser o propósito para escolher o próximo prefeito e os próximos vereadores nas eleições de 2016 em Ilhéus. Seria ideal também que todos os cidadãos e os outros  que compõem  o governo  legislativo e executivo de qualquer Município –  estivessem sintonizados  com os seus direitos e deveres na convivência do dia a dia.

Muitos concidadãos da cidade de Ilhéus estão antenados com o próximo pleito para prefeito do Município. A gente sabe que não só o “prefeito” atual, mas outros “prefeitos” que os antecederam deixaram a nossa cidade, em vários quesitos, abandonada. Fatos comprovam que houve omissão também de componentes da Câmara de Vereadores!  Eles, portanto, não devem ser reeleitos. A cidade de Ilhéus precisa progredir! Se quiser progredir não deverá repetir a história, “mas fazer uma história nova”.  É preciso um levante do Ilheense – de todas as classes sociais – a fim de eleger um prefeito que trabalhe e escolha  auxiliares capazes para  ocupar os cargos e funções  e  que a aplicação do dinheiro público contemple salários dignos para os funcionários públicos municipais e obras importantes e modernas para a cidade em muitos  campos da necessidade social.

É preciso haver  planejamento e organização séria no trato da res pública em Ilhéus. Não reeleger vereadores, pelo contrário, combater essa prática, porém oportunizar  a outras pessoas o exercício da vereança, e que depois de eleitas  proporcionem condições efetivas ao cidadão recorrer ao legislativo em busca dos seus direitos políticos e sociais. Que, além de produzirem leis, os próximos vereadores fiscalizem os atos da administração pública e que deem  um basta nessa politicagem de fazer maioria na câmara com o fim de levar vantagens pessoais.  A Câmara de vereadores, composta por edis eleitos pelo povo, deve aproximar a sociedade e estimular a sua participação através de um efetivo planejamento de comunicação que tem toda uma previsão na Lei orgânica do Município. 

Considero-me um cidadão político! Mas, sou apartidário, não anti partidário, que aí vai uma diferença enorme. Sempre preguei que a candidatura a cargo público eletivo deveria ser também avulsa, desde que se cumpra determinadas regras pré-estabelecidas. Portanto,  não exigir que os candidatos sejam apenas inscrito em partidos políticos que na sua maioria são eivados e manchados de mazelas. Participei de grupos a fim de eleger prefeito e vereador em Ilhéus na esperança que estes postulantes a cargos públicos eletivos – caso eleitos – tivessem realmente compromisso com a causa pública. Mas só decepção. Percebi nesses longos anos, na qualidade de participante de alguns “grupos” organizados, pessoas infiltradas que depois demonstraram apenas interesse pessoal. Tudo isso é muito comum acontecer em atividades organizadas por pessoas que trabalham em conjunto para alcançar determinados fins.

Mas, quais devem ser os principais escopos de qualquer grupo na atualidade?

1.º: Tentar reunir e reeducar o máximo que puder – com a ajuda de várias instituições da cidade – os eleitores a fim de contribuir com as políticas públicas praticando simples disciplinas todos os dias, gerando o SUCESSO, e 2.º: Orientar que se deve  deixar de lado “alguns erros” que são repetidos todos os dias, que só geram o FRACASSO.

Exemplos de algumas simples disciplinas que os eleitores Ilheenses devem praticar hodiernamente:

1.º – repudiar a quem quiser comprar o seu voto e orientar o outro que isso é prática criminosa, inclusive também de quem aceita a propina. 2.º – Se ocorrer a intenção do candidato de comprar o seu voto, denunciar aos órgãos competentes (Delegacia, Ministério Público, Defensoria Pública ou OAB). 3.º – Procurar o entendimento da função da Câmara e dos Vereadores, lendo gradativamente a Lei Orgânica do Município de Ilhéus que prevê também o funcionamento – direitos e deveres – do Poder Executivo Municipal. 4.º – Ser disciplinado na prática dos seus deveres como cidadão municipal. 5.º – Exigir os seus direitos denunciando as omissões do governo de Ilhéus (Legislativo e Executivo). Isso contribuirá para o SUCESSO da cidade e consequentemente da Administração Pública.

Exemplos de deixar de lado “alguns erros” que são repetidos todos os dias:

1.º – Evitar todos os dias “julgar” as ações dos governantes se você não contribui em fazer sua parte. Por exemplos: Motorista que não respeita as regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro,  expondo as pessoas e ele mesmo em risco de vida;  2.º – Botar lixo na porta do vizinho;  3.º – Jogar lixo nas ruas, nas praias, nas praças, nas escolas, etc.;  4.º – Ligar som alto incomodando vizinho tirando o seu sossego. 5.º – Proprietários de bares e restaurantes que – de forma contumaz e sem autorização e organização de órgão público competente  – colocam cadeiras e mesas em passeios e nas ruas, impossibilitando a passagem de transeuntes e veículos.  Esses erros e tantos outros  contribuem  para gerar o FRACASSO  na cidade e consequentemente piorar a imagem da  Administração Pública Municipal.

Enfim, que Ilhéus tenha excelentes nomes para disputar as próximas eleições municipais de outubro de 2016. O PODER DO VOTO  EMANA DO POVO. Mas, não é apenas VOTAR e achar que o seu dever está cumprido. Ele, o povo, cada cidadão,  precisa dar o exemplo ao turista, demonstrando diariamente que é pessoa educada, estando em qualquer lugar  da cidade.

 *Gustavo  Cezar  do  Amaral  Kruschewsky é Professor e Advogado.