Animais de estimação, uma alegria familiar


Por Jamesson Araújo

Quem tem animal de estimação sabe a diferença que a presença dele pode trazer ao ambiente.

O animal de estimação é uma alegria para qualquer lar. São domesticados e verdadeiros amigos, fazendo parte da família. Muitas vezes, são os únicos companheiros da criança, ou simplesmente do próprio dono, fazendo um papel muito importante na vida de um indivíduo.

Ao longo do tempo, as famílias os integram cada vez mais em seus lares. Os motivos são diversos, embora exija dedicação, trabalho e abdicação de algumas coisas, os benefícios são imensos. Um cão ou gato, os mais populares nas casas, trazem muita felicidade. Muitos são protetores, outros fiéis companheiros, e, segundo estudos, as crianças que têm esses animais em casa, desenvolvem sentimentos nobres, como companheirismo, senso de responsabilidade, autoestima, se tornam mais sociáveis e felizes.

Há cinco anos, meu primogênito queria muito um animal de estimação, porém, eu e minha esposa relutávamos em adotar, por falta de tempo para cuidar de um cachorro. Mas a vontade cresceu, e com o nascimento do nosso segundo filho, queríamos vê-lo crescer tendo contato direto com um cachorro, e ainda realizar o sonho do filho mais velho.

Amadurecemos a ideia e resolvemos adotar uma cadelinha, que pela sua postura e tamanha graciosidade a batizamos de Bela, carinhosamente chamada Belinha. Acolhemos a nova integrante da família com muito amor e zelo, criamos um espaço na casa para ela e ficamos a observar as suas preferências e necessidades. Levamos a nossa Bela a um veterinário para ser vacinada e também para sermos orientados de como proceder em relação aos cuidados diários e precauções.

O dia-a-dia foi uma escola para ambos, nós ensinávamos uns procedimentos de higiene e proteção, e aprendíamos a essência de um amor puro, verdadeiro e sem interesses.

Com o passar do tempo, alguns problemas costumeiros de quem tem um cachorro ou gato, vieram à tona: xixi e cocô em casa, destruição de almofadas, sofá, sandálias e outros itens da casa, que me levaram a pensar em desistir. Mas o apego e amor ao animal já estavam estabelecidos, afinal, já era um membro familiar. Mas tínhamos que procurar uma solução!

Pesquisamos muito na internet e encontramos o portal Holidog, que nos trouxe uma solução rápida. Um adestrador!

O Holidog ajudar a encontrar um pet sitter em sua cidade, além de oferecer outros serviços, que podem servir num futuro próximo. Com o adestramento os problemas sumiram e hoje a harmonia entre o animal e nossa família é completa.

As crianças se tornaram cada vez mais responsáveis e amáveis, pois aprenderam a maneira certa de cuidar e socializar o cão. Dessa forma, ainda estão aprendendo valores que só são vividos por quem possui um animalzinho em seu lar.