Em nota pública, Vereadores de oposição lamentam agressões físicas e morais dentro da Câmara.


Vereadores de oposição lamentam baixaria na câmara de vereadores de Ilhéus.
Vereadores de oposição lamentam baixaria na câmara de vereadores de Ilhéus.

A bancada de oposição da câmara de vereadores de Ilhéus divulgou uma nota no final da tarde desta quarta-feira (26), lamentando episódios envolvendo vereadores e assessores, em brigas no plenário da câmara.

Nas últimas semanas, as sessões da câmara de vereadores tem marcado presença constante nas páginas policiais, com agressões entre vereadores e assessores, uma delas acontecida nesta terça-feira (25), conforme divulgado pelo Blog Agravo e outros meios de comunicação.

Na nota os vereadores de oposição, Alisson Mendonça, Gideon Farias, Fabio Magal, Roland Lavigne e Lukas Paiva, lembram que os vereadores não têm o direito, através de comportamentos destoantes do desejável pela população, que representa de tornar o ambiente legislativo hostil aos seus membros e a parcela da população que o frequenta.

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

Os vereadores que compõem a bancada de OPOSIÇÃO, Alisson Mendonça, Gideon Farias, Fabio Magal, Roland Lavigne e Lukas Paiva, diante dos fatos lamentáveis ocorridos na Câmara de Vereadores de Ilhéus, por demais divulgados pela imprensa local e regional, episódios envolvendo vereadores e assessores em agressões físicas e morais, resolvem emitir a presente nota pública expondo nosso sentimento e posicionamento perante lastimável situação.

Nossa bancada entende e aceita que embates entre as lideranças políticas que compõem o Poder Legislativo ilheense, por mais acirrados e ácidos que por ventura o sejam, fazem parte da ação parlamentar. Entretanto, o que tem ocorrido nessa legislatura perpassa o bom senso e extrapola o aceitável.

Os Edis não têm o direito, através de comportamentos destoantes do desejável pela população que representa, de tornar o ambiente legislativo hostil aos seus membros e a parcela da população que o frequenta.

Temos presenciado nas últimas sessões plenárias o desfecho de um processo que, inexoravelmente, transformaria aquele espaço popular num lugar inóspito e estéril.

Diante dos crimes de injúria, calúnia e difamação cometido contra vereadores e autoridades convidadas, perdemos o prestígio e o respeito da população, que já não comparece para assistir as sessões.

Entretanto, os derradeiros acontecimentos transformaram o ambiente insalubre em periculoso. Motivo da nossa ausência na sessão plenária de hoje (26/08/2015).

Convictos que a população merece e espera um pouco mais da sua Câmara e de seus vereadores, encaminhamos à Mesa Diretora pedido de providências objetivando adoção de medidas que garantam a integridade física dos vereadores e agentes públicos que compõem a Casa, como medida comezinha, bem como, firmeza na condução dos debates nas sessões, observando e punindo a falta de decoro como prevê nosso Regimento Interno.

 Alisson Mendonça

Gideon Farias

Lukas Paiva

Roland Lavigne

Fábio Magal