Vereadores de Canavieiras não liberam suplementação para merenda escolar e custeio da saúde


Foto de Canavieiras.
Foto de Canavieiras.

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, vem reclamando da atitude antidemocrática e inconstitucional dos vereadores, que vêm agindo para inviabilizar o oferecimento dos serviços públicos municipais. O caso mais grave é a negativa na concessão de verbas de suplementação orçamentária para a administração pública, notadamente para o custeio das secretarias da Saúde e da Educação.

O comportamento dos vereadores oposicionistas, na opinião do prefeito, revela a falta de compromisso para com os canavieirenses.

A administração municipal está impedida de prestar os serviços à população, a exemplo de servir a merenda escolar, por falta de dotação orçamentária. “Temos dinheiro em caixa e não podemos elaborar e publicar o edital de licitação para a aquisição da merenda escolar, por não termos a suplementação ao orçamento. Temos solicitado o remanejamento de verbas por rubrica e aumento da arrecadação aos vereadores e eles só concedem um valor ínfimo, com a finalidade de criar problemas para a administração e a população”, explica o prefeito.

A merenda escolar é custeada por recursos federal e municipal, que no caso de Canavieiras, corresponde ao percentual de 67% para a União e outros 33% arcados pelo Município. O mesmo vem acontecendo em relação à saúde, cuja rubrica para a administração dos serviços de saúde também não é aquinhoada com a suplementação de verbas, causando problemas enormes para os pacientes.