“Cemitério” de carros é desativado pelo Detran em Itabuna


Foto divulgação Detran/BA.
Foto divulgação Detran/BA.

Carros velhos que acumulam lixo, servem de refúgio para bandidos e guardam focos do mosquito da dengue. O “cemitério” de automóveis foi localizado na quarta-feira (19), no bairro Parque Bela Vista, em Itabuna, sul do estado, durante as ações da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O órgão realizou a operação ” Cidade Limpa”, que recolheu onze carros abandonados no bairro.

Simultaneamente à fiscalização, o Detran promoveu a campanha educativa “Leve a consciência na garupa”, no Shopping Jequitibá, onde mototaxistas foram orientados sobre as leis de trânsito e o uso dos equipamentos de segurança. Ainda na área educativa, alunos da Escola Municipal Everaldo Cardoso e do Colégio da Polícia Militar assistiram à palestra da pedagoga Lise Gama sobre comportamento responsável no trânsito. No total, 280 estudantes foram alcançados pela iniciativa.

Interagindo durante a palestra, Eduardo Silva dos Santos, 8 anos, aluno da segunda série, contou sua experiência diária no trânsito, cheia de cuidados e perigos.”Quando vou comprar pão, presto bastante atenção na sinaleira. Olho para os dois lados da faixa e, mesmo assim, uma moto já invadiu o sinal vermelho, quando eu ia atravessar, o que poderia ter causado uma tragédia. Agora, só atravesso quando vejo que o veículo parou. Isso tudo é falta de educação”, disparou.

A coordenadora educacional Cláudia Santos de Oliveira ressaltou que “as regras de trânsito não foram feitas para punir o cidadão e sim para educá-lo, para mostrar que é possível um trânsito seguro, sem acidentes, sem tristezas. O Detran está querendo que as pessoas percebam isso”.