Funcionários da Bahiagás entram em greve nesta quarta-feira


BahiagasFuncionários da Bahiagás, concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da zero hora desta quarta-feira (19). A decisão foi tomada em assembleia dos trabalhadores realizada no último sábado (8), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Químicos (Sindiquímica) na Bahia, entidade que representa a categoria. De acordo com o diretor do Sindiquímica Mauricio Klajman, os protestos acontecem pela falta de avanços na campanha salarial. “Já se passaram cinco meses desde que as negociações foram iniciadas, mas a Bahiagás ofereceu apenas a inflação do período. A proposta foi rejeitada pela categoria. Além disso, de 25 itens, a pauta foi reduzida para 15. Mesmo assim, a Bahiagás não concordou com o pleito”, explica o dirigente sindical.

O Sindiquímica informa que “o processo de negociação se arrastou por cinco meses, sem avanços para a categoria, que decidiu pela greve”. A paralisação atingirá as unidades da empresa distribuídas nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Mucuri e Eunapólis e poderá afetar a distribuição de gás no estado. Para alertar a população sobre a greve, na última sexta-feira (14) o Sindiquímica publicou uma nota na imprensa falando sobre as razões do movimento. Em Salvador, os funcionários permanecerão mobilizados nos locais de trabalho em fábrica e no prédio administrativo, que fica no edifício Suarez Trade. Os trabalhadores reivindicam a inflação do período e 2,38% de ganho real, salário educação para os funcionários e cesta básica, dentre outros itens. “A Bahiagás nega todos eles”, segundo a categoria.

Também economista, Klajman critica a “falta de sensibilidade da empresa com o pleito dos trabalhadores”. Lembra de um estudo recente divulgado pela Revista Exame no qual a companhia é destaque nos indicadores econômicos do estado. “A Bahiagás ocupa o quarto lugar com maior geração de riquezas por empregados na Bahia. Foi condecorada também com o prêmio de Destaque Global, que representa os melhores resultados conquistados e a maior pontuação somando todas as categorias da premiação. A estatal baiana apresentou o melhor desempenho do setor em todo o país durante o ano de 2014”, avalia. “Os bons resultados e crescimento expressivo, sendo premiada como a melhor concessionária na gestão de gás natural, em março deste ano, se deve isso ao comprometimento dos empregados”, conclui.