Ex-prefeito de Itamaraju é denunciado por fraude em licitações e desvio de dinheiro público


Além do ex-prefeito Frei Dilson, também foram denunciados outros 12 envolvidos, entre servidores públicos municipais e empresários. ( Foto Primeiro Jornal)
Além do ex-prefeito Frei Dilson, também foram denunciados outros 12 envolvidos, entre servidores públicos municipais e empresários. ( Foto Primeiro Jornal)

O Ministério Público Federal (MPF) em Teixeira de Freitas denunciou Dilson Batista Santiago (PT), ex-prefeito de Itamaraju, por fraude em licitações, desvio de dinheiro público e associação criminosa.

O ex-gestor, conhecido na região como Frei Dilson, em conluio com outros servidores públicos municipais, foi responsável por um esquema de simulação e dispensa ilegal de licitações durante os anos de 2006 a 2008, com o objetivo de direcionar contratos superfaturados de aquisição de combustíveis, medicamentos e serviços de transporte escolar para beneficiar famílias de empresários no extremo sul baiano, também envolvidos no esquema. Foram denunciadas 13 pessoas, no total.

De acordo com a procuradora da República Marcela Régis Fonseca, as fraudes nas licitações e o superfaturamento dos contratos importaram no desvio de mais de R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais) de verbas públicas federais em proveito dos denunciados, de acordo com estudos realizados por peritos do MPF. Se condenado, a pena do ex-prefeito poderá chegar a 58 anos de reclusão, além da obrigação de restituir aos cofres públicos o valor desviado.

Confira a íntegra da denúncia.