Prefeitura de Itabuna apresenta à população novos ônibus do transporte coletivo


Desfile  começou na Beira-Rio e percorreu os principais bairros de Itabuna - Foto Eric Souza
Desfile começou na Beira-Rio e percorreu os principais bairros de Itabuna – Foto Eric Souza

A Prefeitura de Itabuna apresentou oficialmente à comunidade com um desfile pelas principais áreas da cidade os 11 novos ônibus que, a partir desta quarta-feira (29), já começam a operar gradualmente nas principais linhas do sistema de transporte coletivo.

O titular da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) e o dirigente da entidade que representa as empresas ratificaram entre as principais características dos novos ônibus serem modernos, equipados com tecnologia de ponta, motor zerado, suspensão a ar, elevadores para pessoas com necessidades especiais, itinerários eletrônicos na frente e na lateral; banco do motorista com ajuste automático de altura e de aproximação do volante; catraca eletrônica, faróis de LED e lâmpadas internas brancas.

Para o secretário Roberto José da Silva o respeito ao usuário do transporte coletivo tem que ser prioridade e através do diálogo com as empresas isso vem acontecendo. “Serão 15 veículos novos e 15 seminovos que vão substituir 30 veículos mais velhos. O povo de Itabuna merece esse investimento”, afirmou. Já Elvis Souza, em nome da AETU, deixou claro que se está apenas no início da renovação da frota.

Segundo Roberto José dos novos veículos adquiridos pelas permissionárias em cumprimento a acordo feito com a Prefeitura, três são da Expresso Rio Cachoeira e oito da Viação São Miguel. Nos próximos meses, mais seis novos ônibus da Expresso Rio Cachoeira estarão chegando à Itabuna, finalizando assim a etapa de renovação de frota neste ano. “Os trabalhos agora se direcionam para a conclusão do processo de licitação do transporte coletivo “, adiantou o secretário.

A Prefeitura continua trabalhando para que realização de novo processo licitatório param o sistema de transporte coletivo para a introdução de melhorias como controle da frota por GPS e construção de estação de transbordo para permitir ao usuário viajar de um bairro a outro da cidade pagando a mesma tarifa. “Aguarda-se votação de projeto que tramita na Câmara de Vereadores”, disse o secretário de Transportes e Trânsito.