Mais de 50% dos acidentes de trânsito são decorrentes de motos


Entre os anos de 2000 e 2014, mais de cinco mil pessoas morreram de acidentes de motos na Bahia.
Entre os anos de 2000 e 2014, mais de cinco mil pessoas morreram de acidentes de motos na Bahia.

Hoje, 27 de julho, Dia do Motocicleta, os índices alertam para a imprudência dos condutores desses veículos. Entre os anos de 2000 e 2014, mais de cinco mil pessoas morreram de acidentes de motos na Bahia. Já as internações decorrentes de acidentes de trânsito, 52,6% são provenientes do uso de motocicletas. E, de acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS), prudência não é mesmo a palavra de quem vive sobre duas rodas, de cada dez pessoas, apenas duas usam capacete.

No que se refere aos gastos com as internações na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2014 (dados ainda em aberto), o custeio ficou em torno de R$ 6 milhões, sem contabilizar medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses o que elevaria este valor em até 10 vezes.

Esses números são resultantes do crescimento da utilização deste tipo de transporte, que saiu de 0,7% (2000) para 4,2% (2014) representando um aumento de 481,2%, elevando, com isso, a exposição ao risco de se envolver em acidentes devido à desproteção que este veículo impõe ao seu condutor, cujo envolvimento em acidentes tende a ser grave, com elevado número de mortes e internações.