Ilhéus: Praia do Marciano e Barra do Itaípe são esquecidas pelo poder público


Situação da via de acesso a praia do Marciano está completamente abandonada.
Situação da via de acesso a praia do Marciano está completamente abandonada.

Surpreendidos pelos protestos que fecharam as principais vias do Malhado, nesta segunda-feira(27), motoristas buscaram vias alternativas para chegarem ao seu destino. E uma delas foi a Praia do Marciano.

Um dos principais mirantes de Ilhéus, a Praia do Marciano goza de vista panorâmica de vários ângulos do litoral norte de Ilhéus, além do encontro do Rio Almada com o mar. Mas o local está completamente abandonado, tomado por lixo e lama. Alguns motoristas abordados pelo Blog Agravo comparavam a rua a uma pista de rally.

A pista, que começa no final da avenida Litorânea Norte e termina na Barra do Itaipe, tem sido alvo e reivindicação para asfaltamento há anos, que não só melhoraria o fluxo do trânsito, como também criaria uma opção turística fenomenal para o município.

Um motorista, Ângelo Souza, que reside no município de Buerarema, tentava chegar ao Polo de Informática de Ilhéus e parou o carro para admirar a paisagem. “Nunca tinha passado por aqui. Que lugar lindo. Pena que esteja abandonado”, declarou motorista ao Blogueiro Jamesson Araújo.

Em 2014, o Blog Agravo realizou uma matéria especial “Barra do Itaípe é esquecida pelo poder público”, mostrando o abandono da localidade, que assim como a Praia do Marciano, goza de belezas naturais, que poderia ser recuperada, sendo um ponto turístico e de lazer para os moradores e visitantes.

Lamentavelmente a Prefeitura de Ilhéus ignora a aptidão do município para o turismo. Não há planejamento e nem ações no sentido de colocar o turismo como carro chefe da economia ilheense, que mesmo desorganizada, hoje ocupa a terceira posição no estado, na procura pelos turistas.

Galeria de fotos da Praia do Marciano e Barra do Itaípe :