Em Itabuna, lideranças do PSDB defendem mudança na política


Os presentes foram unânimes na defesa do nome do deputado Augusto Castro para a sucessão municipal.
Os presentes foram unânimes na defesa do nome do deputado Augusto Castro para a sucessão municipal.

Líderes do PSDB se reuniram nesta quinta-feira (16), em Itabuna, num evento marcado por críticas aos governos – municipal, estadual e federal – e pela defesa de mudanças na política. Com os motes “Em busca de novos caminhos” e “Oposição a favor do Brasil”, a atividade reuniu nomes de peso do partido, a exemplo dos deputados federais Jutahy Magalhães Júnior e João Gualberto (presidente estadual do PSDB), dos deputados estaduais Augusto Castro e Adolfo Viana, do ex-governador Nilo Coelho e do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara.

As lideranças tucanas fizeram um retrospecto dos últimos 20 anos, lembrando a criação do Plano Real em 1994, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época, o Brasil enfrentava uma hiperinflação e o plano foi fundamental para organizar a economia. “Todo esse trabalho foi destruído durante os governos do PT, que não investiu em infraestrutura para tornar o Brasil mais competitivo e optou por incentivar o consumo, além de ter desviado bilhões com a corrupção”, afirmou Jutahy.

Críticas do mesmo tipo foram repetidas em todos os discursos proferidos no encontro, que atraiu lideranças regionais do PSDB e de outros partidos. Para Jutahy, o Brasil vive “a mais grave crise econômica dos últimos 25 anos e está andando para trás, com a previsão de retração do PIB da ordem de 2%”. Ele declarou que “decisões erradas do governo jogaram fora a maior década de abundância que o país já teve”.

Com 43 anos de vida pública, o ex-governador Nilo Coelho chegou a assinalar que, ao longo dessas mais de quatro décadas de experiência na política, jamais viu o país em situação pior que a atual. Para ele, o momento exige união.

“O Brasil precisa de todos os brasileiros, temos que ir para as ruas e demonstrar nossa indignação”, conclamou Nilo, lembrando das manifestações de protesto agendadas para o próximo dia 16 de agosto em todo o país. Ele acentuou que “a oposição tem caminho”.

Além da questão nacional, os participantes do encontro criticaram a gestão do PT na Bahia, destacando principalmente as obras paralisadas e promessas feitas em campanha, mas não cumpridas pelo governo. “Não foi só a presidente (Dilma) que se elegeu pregando mentiras. Com o governo da Bahia não foi diferente”, pontuou o deputado estadual Adolfo Viana, que listou projetos como os da ponte Ilhéus – Pontal, Porto Sul, novo aeroporto de Ilhéus, duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna e barragem do Rio Colônia entre os compromissos que não foram honrados pelos petistas no Estado.

ITABUNA – A política local também entrou na pauta. Os presentes foram unânimes na defesa do nome do deputado Augusto Castro para a sucessão municipal, destacando que esse caminho poderá ser construído a partir da unidade dos partidos de oposição. “A candidatura de Augusto deve ser resultado da unidade das forças de oposição e o que nós estamos propondo não é apenas um nome, mas a mudança para uma gestão de qualidade”, declarou Jutahy. A alternativa também foi colocada com entusiasmo pelo presidente do PSDB da Bahia, João Gualberto.

“Fico lisonjeado com essa possibilidade, pois sou filho de Itabuna, amo essa cidade e tenho trabalhado muito para ajudá-la a enfrentar seus problemas, mobilizando nossa bancada na Assembleia e na Câmara Federal em busca de recursos, sobretudo para fortalecer nossa estrutura de saúde pública”, salientou Augusto. Ele também ressaltou que “a candidatura deve nascer da vontade popular e da união daqueles que se opõem ao atual governo”. O encontro oficializou ainda a criação de dois núcleos setoriais da sigla em Itabuna: o PSDB Jovem e o PSDB Mulher, presididos respectivamente por Tiago Meira e Marta Furtado.