Deputados baianos pedem celeridade na FIOL e Porto Sul


ibama (1)

A deputada Ângela Sousa e demais deputados da Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, da Assembleia Legislativa da Bahia, se reuniram nesta terça feira (14), em Brasília com a presidente do Ibama, Marilene de Oliveira. O objetivo foi tentar viabilizar a autorização da supressão vegetal, imprescindível para início das obras do Porto Sul. O encontro contou com a participação do secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster.

Na ocasião, o órgão ambiental explicou que é preciso ser atendida uma nova demanda para que a liberação aconteça. Segundo Marilene de Oliveira, é necessário que seja editado um Decreto de Utilidade Pública Federal para a área onde será construído o porto.

Em resposta imediata, o representante do Governo da Bahia, afirmou que a solicitação será superada, pois o que está em foco neste momento no empreendimento é a construção de terminais de uso privativos, sendo necessária apenas a Declaração de Utilidade Pública Estadual já constante no processo do Ibama.

Ao final do encontro e em atenção à mobilização dos deputados, a presidente do Ibama determinou que os técnicos do órgão, junto aos técnicos do Governo da Bahia, finalizem até o próximo dia 31 de julho as pendências existentes. Após isto, ficou definido que a Comissão voltará a Brasília com a expectativa de obter definitivamente a autorização de supressão vegetal que permitirá o início dos trabalhos de construção do Porto Sul.

“O Sul da Bahia já não aguenta mais acumular tantas perdas. É preciso que o governo federal deixe de ser um ente abstrato na nossa região”. Esse foi apelo usado pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB) durante reunião.

Estiveram presentes à audiência os deputados federais Waldenor Pereira e Bebeto, os deputados estaduais Ângela Sousa, Ivana Bastos, Fabíola Mansur, Maria del Carmen, Fátima Nunes, Jurandir Oliveira, Zé Raimundo e Bira coroa.