Bahia:Segurança pública é tema de debate entre SSP e prefeitos


sspbaA União dos Municípios da Bahia (UPB) promove seminário, nesta quinta-feira (16/7), com o tema “Os Municípios e o seu Papel na Segurança Pública”. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) e ocorre no auditório da UPB, em Salvador, a partir da 8 horas. Na pauta das discussões constam as demandas dos municípios relacionadas a efetivo policial, infraestrutura de delegacias e viaturas, combate ao tráfico de drogas e a delitos contra bancos e caixas eletrônicos no interior do estado. Somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 114 ataques a agências bancarias nos municípios baianos, acarretando prejuízos ao comércio local.

De acordo com a UPB, o seminário será a oportunidade para o secretário de Segurança do estado, Mauricio Barbosa, apresentar aos prefeitos informações sobre a ampliação do efetivo e da inteligência tática no interior. “Abrimos um canal de diálogo com a SSP em uma reunião anterior onde apresentamos nossa pauta. A ideia é que agora a secretaria nos apresente suas estratégias já que essa questão impacta diretamente no convívio nos municípios”, ressalta a presidente da entidade, prefeita Maria Quitéria.

Sobre uma das principais queixas dos gestores, os assaltos a bancos e explosão de agências e caixas eletrônicos, um representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), fará explanação sobre investimentos em tecnologia e segurança nas agências e terminais eletrônicos espalhados pelas cidades. Outro assunto a ser abordado é o apoio à implantação dos Conselhos Municipais de Segurança, que envolve a comunidade e setores da sociedade civil no planejamento municipal para esta área, bem como a interiorização do programa de prevenção do governo do estado, Pacto pela Vida.