Sesab contrata novos serviços médicos em Ilhéus


Hospital São José
Hospital São José

A população de Ilhéus e adjacências vai contar com novos serviços que serão implantados este mês, no Hospital São José e na Maternidade Santa Helena. Serão inauguradas a reforma e ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon); Reforma do centro cirúrgico; Serviço de Mamografia digitalizada e o Serviço de Litotripsia.

Para participar da inauguração desses serviços, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas estará em Ilhéus, mais precisamente na Santa Casa de Misericórdia, nesta sexta-feira (10), às 14h. Além disso, o secretário fará uma visita ao Serviço de Hemodinâmica, em fase final de construção, que está aguardando a conclusão da usina elétrica para entrar em funcionamento. Estes serviços serão contratualizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com valor anual de R$ 5,2 milhões.

Novos serviços

 Com a reforma e ampliação da Unacon, foi possível aumentar a equipe médica, com a chegada de mais três novos profissionais: dois cirurgiões oncológicos e uma oncologista clínica. Com isso, a unidade terá duplicada a sua capacidade de atendimento para a realização de cirurgias e procedimentos como quimioterapia, além dos exames diagnósticos.

Com a reforma do centro cirúrgico, foi necessária a aquisição de novos equipamentos, tais como Arco Cirúrgico (aparelho com emissão de raios ionizantes, capacitado para a realização de radiografia e fluoroscopia), que vai proporcionar uma ampliação do número de cirurgias urológicas, ortopédicas e neurológicas, além das cirurgias cardíacas e oncológicas. Todos esses serviços já estão credenciados, sendo que a cirurgia cardíaca está sendo contratualizada pela Sesab.

Também serão inaugurados os serviços de Mamografia Digitalizada, que proporciona uma melhor visualização nas mulheres com mamas densas e que já está credenciado pelo município de Ilhéus, e Litotripsia, procedimento voltado para a “quebra” de cálculos com maior eficácia e sem a necessidade de anestesiar o paciente.