Campanha contra o tráfico de pessoas é lançada na Bahia


Lançamento da Campanha Internacional Coração Azul. Foto divulgação
Lançamento da Campanha Internacional Coração Azul. Foto divulgação

Das 355 denúncias de tráfico de pessoas registradas em 2014 no Brasil, 54 ocorreram na Bahia. Para evitar este tipo de crime, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) lançou, na manhã desta quarta-feira (8), a campanha Coração Azul.

A ação reafirma o compromisso da Bahia com a Organização das Nações Unidas (ONU), idealizadora internacional da iniciativa. O lançamento foi realizado na sede do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a participação de autoridades e personalidades, como o cantor e compositor Tatau e o titular da SJDHDS, Geraldo Reis.

Segundo o secretário, diversas atividades começaram a ser desenvolvidas na Bahia com o intuito de chamar a atenção para o tema. “A secretaria [SJDHDS], juntamente com outras instituições, estará promovendo uma série de eventos, palestras, seminários e filmes, enfim, um longo processo de conscientização durante este mês”.

Qualquer denúncia contra o tráfico de pessoas pode ser feita, de forma anônima, pelo disque 100 ou pelo 180. Para coibir este tipo de crime, dar suporte e orientar familiares e vítimas foi criado, em 2011, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp), da SJDHDS. O Netp dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por um bacharel em Direito, assistente social e psicóloga.
O coordenador do núcleo, Admar Fontes Júnior, informa que, entre as ações desenvolvidas pelo Netp, estão palestras em instituições de ensino, seminários e capacitações de agentes de direitos humanos, tanto na capital, quanto no interior. “Também discutimos [o assunto] por meio de rodas de conversas em ONGs, com a população, mostrando a realidade dessa modalidade tão brutal, que é o tráfico de pessoas. Apresentamos ainda a expertise que temos para que as pessoas não caiam neste engodo, que é o tráfico de pessoas”.