Vilson Longo, um eterno garoto.


Por Gustavo  Kruschewsky / [email protected]

Gustavo (2)Com certeza, todos nós, parentes e amigos, sentimos muito a morte de Vilson Longo! Ele conseguiu contrariar o pensamento do pintor e escultor espanhol Pablo Picasso que disse: “é preciso muito tempo para tornar-se jovem”. Pelo contrário, ele viveu com um comportamento jovem desde o nascimento até a sua morte. Nunca deixou de demonstrar o comportamento jovial desde os tempos da sua infância, adolescência, adultidade e idosidade. A sua jovialidade foi o principal traço de sua vida, nunca deliquesceu…

Apenas enumerando alguns dos seus feitos, os quais foram muitos, Vilson Longo foi um dos grandes jogadores de futebol e futsal da nossa região. Atleta, considerado à época, completo. Foi cobiçado pelo Vasco da Gama do Rio de Janeiro e deu show de bola várias vezes mormente vestindo a camisa do Colo Colo da nossa cidade, alegrando a todos que iam lhe assistir com jogadas sensacionais. Participou também de várias seleções de Ilhéus na modalidade de basquetebol. Professor de modalidades esportivas em algumas escolas de Ilhéus, notadamente no conhecido e histórico Colégio da Piedade. Pessoa de uma personalidade ímpar e dedicado ao que fazia. Por isso mesmo o seu nome foi indicado para ser homenageado em Salvador pelo CREF13 – Conselho Regional de Educação Física Bahia/Sergipe, onde recebeu o título de Profissional de Educação Física na qualidade de provisionado.

Um Professor de esportes nato! Com a chama ainda acessa, continuou educando os seus alunos no Colégio da Piedade em Ilhéus já na década dos seus oitenta anos. Trabalhou praticamente até dias antes da sua morte. Feito sensacional! Com certeza o Céu irá receber um eterno garoto! Vivia como garoto e se relacionava com a garotada que era sua fã e lhe entendia. Mas, convivia também com os mais idosos e lhes respeitava. Era simples, sem vaidades e sem preconceitos, às vezes andava descalço pelas ruas de Ilhéus, sem camisa, qualidade muito rara no comportamento humano de hoje. Ele cumpriu a sua tarefa aqui na terra fazendo a sua parte! Que belos exemplos deixara! Vivia em harmonia com o próximo, mas, sempre se opunha a pessoas que permaneciam no erro.

Por isso mesmo que é importante nessa singela homenagem póstuma a Vilson Longo lembrar que: “Não resta dúvida de que o Espírito Santo recomenda a harmonia mútua entre os irmãos e nos exorta a manter essa paz. Não deixemos as animosidades nos dividir! Não deixemos que os rancores prevaleçam entre nós! Podemos ser irmãos diante de Deus, mas não podemos ser considerados um só povo enquanto o Corpo estiver quebrado e desmembrado! Devemos nos opor aos inimigos da verdade e manter uma boa relação com quem ama a verdade e é tratável. Não devemos ter comunhão com quem permanece no erro! Devemos andar juntos na verdade de Deus, a qual é o único vínculo da união santa”.

*Gustavo Cezar do Amaral Kruschewsky  é Professor e Advogado.