População de Ilhéus participa de construção da proposta orçamentária da Defensoria para 2016


Foto divulgação.
Foto divulgação.

Na tarde da última quarta-feira, 01, professores, conselheiros tutelares e representantes de associações de Ilhéus apresentaram suas demandas para a construção da proposta orçamentária de 2016 da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA. Atuação itinerante nas comunidades, maior celeridade para marcação no retorno dos atendimentos e melhoria na estrutura física da instituição no município foram algumas das ações sugeridas pela a sociedade civil ilheense durante conferência pública no auditório a Justiça Federal no município.

Dando início ao evento, a subcoordenadora da 3ª Regional em Ilhéus, Fabianne Souza, apresentou as áreas em que a instituição atua e como os cidadãos podem ter acesso à assistência jurídica gratuita. O representante da Diretoria de Orçamento da DPE/BA Franscisco Rebelo esclareceu o processo de construção do orçamento da instituição, além de apresentar as demandas já sinalizadas pela Defensoria para a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia- Seplan.

“Existem várias formas de atuação da Defensoria Pública, mas nós gostaríamos de ouvir a comunidade ilheense para saber quais as principais demandas e as melhores formas da instituição atuar na resolução deles”, afirmou a subcoordenadora Fabianne Souza. O formulário também foi apresentado pelas defensora pública Cristiane Barreto e pela equipe do Núcleo de Apoio Psicossocial da 3ª Regional, que conta com psicólogo e assistente social. “Somos servidores do povo, esta instituição nasceu para o povo, é essa a reflexão que estamos tentando incitar hoje ao ouvir os usuários e os potenciais usuários da Defensoria Pública”, reiterou o coordenador executivo das Regionais, Walter Nunes Fonseca Jr., também presente no evento.

*Informações da Ascom DPE/BA