Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia faz palestra na UESC nesta quarta-feira


Foto divulgação.
Foto divulgação.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Dr. Manoel Gomes de Mendonça Neto, apresenta palestra, nesta quarta-feira(10), às 9h30min, no auditório do curso de Direito da Universidade Estadual de Sana Cruz. O tema será ‘Política de CT&I e as Universidades’. Ao término da palestra, aberta ao público interessado, será disponibilizado um período para debate.

Nesta terça-feira (9), o secretário Manoel Mendonça Neto, acompanhado do chefe de gabinete Roberto  Dantas de Pinho visitou na manhã desta terça-feira(9), o campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A comitiva, com objetivo de estreitar relações em projetos estratégicos para o Estado na área de inovação, foi recepcionada e acompanhada pelo vice-reitor da Universidade, professor Evandro Sena Freire, e professores da área.

Na ocasião, o professor Gesil Sampaio Amarante Segundo, coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, apresentou, entre outros, o  Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB).

O grupo de pesquisas, do NBCGIB, aglutina os principais pesquisadores do Estado da Bahia nas áreas de Biologia Computacional e Bioinformática. Foi criado por iniciativa do Instituto Baiano de Biotecnologia – IBB e conta com uma sede permanente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

O secretário Manoel Mendonça também conheceu o sistema de governança do CACAU – Centro de Armazenamento de Dados e Computação Avançada da UESC, cuja missão é dar suporte às necessidades de armazenamento e processamento de dados dos pesquisadores da UESC, disponibilizando, através de contas aos usuários, acesso à infraestrutura computacional.