Maramata promove palestra sobre descarte de lixo no mar


Palestra conscientizou sobre danos causados pelo descarte de lixo jogado no mar.Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus
Palestra conscientizou sobre danos causados pelo descarte de lixo jogado no mar.Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia da Prefeitura de Ilhéus, promoveu palestra de conscientização sobre os impactos do descarte de lixo nos mares, com a bióloga suíça Daniela Guedes. O evento ocorreu nesta terça-feira (28), no auditório da Bahia Pesca, localizado no Terminal Pesqueiro de Ilhéus. O evento é parte da programação da Maramata na operação Ilhéus em Ação, e tem por objetivo realizar uma série de atividades acerca da conscientização da população quanto ao descarte dos resíduos sólidos.

  “Lixo marinho: uma ameaça para o meio ambiente”, foi o tema principal da palestra, que abordou o modo com que o lixo, muitas vezes considerado inofensivo, interfere no dia-a-dia, promovendo desde a poluição visual a graves problemas de saúde.

 Sobre o tema, Daniela Guedes afirmou ser algo que carece de muita atenção. “Mesmo sendo grave, muitos de nós temos a consciência de que a tartaruga-marinha confunde a sacolinha plástica com o seu alimento. Mas não paramos para pensar que, quando os peixes ingerem esses materiais, eles transmitem para nós, quando o consumimos, toda a química presente no plástico”, explica.

O público presente foi composto em sua maioria por estudantes de biologia e profissionais da área. “A palestra foi aberta a todos, porém, não nos surpreendeu a grande presença de pessoas que estão diretamente envolvidas com assuntos ambientais”, comenta o presidente da Maramata, Luis Frederico Andrade