Lavoura Cacaueira necessita de uma atenção especial, diz Pedro Tavares


Foto Divulgação
Foto Divulgação

Durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira (29), o deputado estadual e líder do PMDB na Casa, Pedro Tavares voltou a pedir mais atenção das autoridades com a Lavoura Cacaueira. O parlamentar lembrou do importante papel que a Lavoura teve na economia baiana, chegando a representar 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e sendo responsável por 120 mil empregos diretos nos tempos áureos. Com a chegada da Vassoura de Bruxa, praga que quase dizimou a produção, a região Sul entrou em declínio, a economia desmoronou, o desemprego veio à tona e os produtores rurais ficaram endividados.

De acordo com o peemedebista, apesar de todo cenário de dificuldade ainda existe condições de recuperação, caso a região ganhe a atenção que merece das autoridades. “Com o esforço dos produtores e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), já existem formas de conviver com a Vassoura de Bruxa e produzir. A região vive um novo momento em relação a produção de chocolate fino, que se destaca entre os melhores do mundo. Além do fortalecimento da Ceplac – que está há mais de 20 anos sem concurso público – é fundamental a renegociação imediata das dívidas dos produtores. Eles não têm condições de investir em suas propriedades, pois tomaram empréstimos para combater a praga baseado numa nota técnica, que se revelou ineficaz. Com certeza, com uma atenção especial e políticas públicas voltadas para Lavoura, a economia do sul da Bahia pode alavancar, gerando emprego e renda, e colocando a região em outro patamar”, disse.

Ainda segundo Tavares, para que tal recuperação aconteça é preciso uma atitude enérgica do governo federal e também a sensibilidade do governador Rui Costa, dos deputados federais e senadores baianos, para que se engajem nessa importante causa “É preciso que todos lutem junto ao governo federal para resolver a situação de uma vez por todas. Já passou da hora de encontrar uma solução definitiva”, declarou o deputado.​